2020/12/30

Samsung melhora HDR com HDR10+ Adaptive

A Samsung volta a seguir a "inspiração" da Dolby, melhorando o seu sistema HDR10+ de modo a conseguir adaptar-se às condições de luminosidade ambiente.

Depois do HDR10 ter dado lugar ao HDR10+ com suporte para mudanças de escala de luminosidade ao longo de um filme (tal como o Dolby Vision), a Samsung decidiu terminar o ano replicando o Dolby Vision IQ com este seu novo HDR10+ Adaptive que será disponibilizado em futuros televisores QLED da marca.

Os conteúdos HDR são uma experiência transformadora face aos conteúdos não-HDR, mas nem sempre é fácil garantir que se estará a ter a experiência HDR tal como era suposto. Uma coisa é estar a ver um filme numa sala escurecida; outra completamente diferente é estar a ver a mesma coisa numa sala banhada pela luz do sol ou com todas as luzes ligadas. Este novo modo HDR10+ Adaptive promete ser capaz de dar uso aos sensores de luminosidade nos televisores, para garantir que a experiência HDR será sempre a mais adequada, ajustando-se automaticamente à luminosidade ambiente - e também podendo funcionar em simultâneo com o "Filmmaker mode", que também tenta assegurar que os conteúdos são reproduzidos da forma que os criadores desejam (leia-se: ter que gramar muitos filmes à cadência saltitante dos 24fps, só porque é a "tradição"! ;P)

Já era tempo dos fabricantes chegarem todos a acordo e adoptarem um sistema único de HDR, mas parece que a Samsung não está com vontade de adoptar o Dolby Vision para os seus televisores, e este novo HDR10+ Adaptive que replica o Dolby Vision IQ apenas serve para demonstrar isso mesmo (a não ser que entretanto surjam umas batalhas de patentes que as obriguem a chegar a acordo).

1 comentário:

  1. Mais siglas que não querem dizer nada, para enganar pessoal que não sabe.

    Quando ter HDR na caixa da TV quiser dizer que ela realmente tem capacidade real de mostrar o conteúdo como deve de ser (por exemplo, ter brightness suficiente para tal) é que se pode dizer que estas siglas querem dizer alguma coisa

    ResponderEliminar