Depois da fotografia computacional ter revolucionado as fotos nocturnas, parece que estamos perante o salto seguinte, de ter sistemas de inteligência artificial a transformarem os vídeos nocturnos naquilo que se esperaria que os nossos smartphones fossem capazes de ver. Pelo menos, é isso que a Xiaomi promete para o Mi 11 com o recurso à tecnologia BlinkAI.
Em vez de ficar dependente das capacidades do sensor e da necessidade de captar ou acumular múltiplos frames, este sistema diz ser capaz de transformar cada frame de uma cena escura numa cena "iluminada" através do reconhecimento dos elementos e aplicação de iluminação via machine learning.
Será algo que seguramente irá ser posto à prova até à exaustão assim que o Mi 11 for lançado, mas por agora, os vídeos usados para demonstrar o sistema, são bastante impressionantes.
Caminho perigoso... Uma coisa é modificar ligeiramente alguma informação recolhida pelo sensor, outra é aplicar um algoritmo para colocar na imagem final, algo que não foi apanhado pelo sensor. Muito perigoso, se não funcionar "bem".
ResponderEliminar