2021/01/07

Amazon prepara dispositivo para analisar respiração durante o sono

A Amazon está a trabalhar num novo produto que será capaz de monitorizar a respiração dos utilizadores durante o sono, permitindo detectar irregularidades como a apneia do sono.

Nos últimos anos temos visto muito exemplos de sistemas que usam frequências de rádio, ou até os próprios sinais WiFi, para detectar os movimentos de pessoas através de paredes, e que chegam ao ponto de até conseguir distinguir a respiração. Agora, parece que a Amazon quer ser uma das primeiras empresas a aplicar essa tecnologia a um produto comercial e a trazê-lo para o mercado.


As vantagens em termos de saúde seriam inegáveis para quem sofre de distúrbios de respiração, de forma idêntica à que os smartwatches e smart bracelets vieram possibilitar a nível de registar a actividade física ao longo do dia, e até de potencialmente detectarem irregularidades cardíacas - mas por outro lado, nesta era em que a recolha de dados dos utilizadores assume proporções preocupantes, teria que ficar muito claro quem é que terá acesso a estes dados e de que forma serão utilizados.

A Amazon é uma daquelas empresas que já sabe imenso sobre os utilizadores (como no famoso caso que sugeriu produtos de bebé até a quem ainda não sabia que estaria grávida), e dar-lhes acesso a informação sobre a actividade nocturna das pessoas, sabe-se lá a que ponto permitiria chegar em termos de fazer previsões. Um destes dias ainda começa a sugerir caixões a pessoas que estão prestes a morrer!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)