2021/01/07

Tile prepara etiquetas UWB

A Tile está prestes a lançar novos trackers, agora com tecnologia UWB que permite uma localização muito mais precisa.

A Tile é uma das empresas mais populares na área dos trackers Bluetooth para localização de objectos perdidos, e que agora está a preparar uma nova geração de trackers com UWB que facilitarão imenso o processo de encontrar as coisas que se procuram. Ao contrário do Bluetooth, que obrigava os utilizadores a se aventurarem em algo do estilo de "procura do tesouro", com o seu smartphone a indicar apenas se se estavam a aproximar ou a afastar do objecto, com o UWB o smartphone pode indicar precisamente a localização do tracker, e até apresentá-la em realidade aumentada.

Estes novos trackers poderão estar também relacionados com a estranha demorada do lançamento dos AirTags da Apple que terão funcionalidade idêntica, sendo que a Tile tem estado em litígio com a Apple. No início a Apple estaria a negociar com a Tile para a criação destes trackers UWB, mas depois terá decidido avançar sozinha (e, no processo, "roubando" um dos engenheiros da Tile) - tendo culminado numa queixa da Tile à UE.

Pouco depois a Apple anunciou que iria abrir a sua rede Find My de localização a fabricantes externos, numa medida que aparentemente pretendia amenizar a situação com a Tile - e poderá dar-se o caso do adiamento do lançamento dos AirTags também fazer parte de um qualquer acordo para demonstrar boa vontade, só lançando os seus trackers quando houverem alternativas de outros fabricantes também disponíveis no mercado.

Esperemos que essa boa vontade eventualmente se possa estender a uma parceria com o Android, para criação de uma plataforma global de localização de objectos perdidos com trackers Bluetooth e UWB, um pouco ao estilo do que já fez para o contact tracing do Covid-19.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)