2021/01/25

Android 12 pode trazer duplo toque na traseira

Depois de ter falhado o lançamento do Android 11, o gesto de duplo toque na traseira poderá finalmente regressar com o Android 12.

A Google testou a funcionalidade de reconhecer o duplo toque na traseira dos seus Android durante o processo de desenvolvimento do Android 11, mas lançou a versão final sem essa funcionalidade que tinha o nome de código "Columbus" - por conta do personagem do filme Zombieland e a sua regra "double tap". Agora, surgem indicações de que a Google continuou a trabalhar na funcionalidade e está pronta para fazer regressar o duplo toque traseiro no Android 12.

Aparentemente a primeira versão da funcionalidade era demasiado sensível e detectava toques que não eram toques, mas a situação terá sido afinada e já estará mais em linha do que se espera do seu funcionamento - para não falar no caso de que a Apple também implementou a detecção de toques traseiros no iOS 14, e não haveria desculpa para a Google não o conseguir fazer de forma idêntica.

O duplo toque traseiro poderá ser usado para fazer coisas como: fazer uma captura de ecrã, activar o Google Assistant, fazer pause/resume, abrir a secção das notificações, ou abrir as apps recentes. A grande questão é saber se esta será mais uma das funcionalidades que a Google irá lançar como exclusivo dos Pixel, ou se a ira deixar ficar acessível para todos os parceiros.

1 comentário:

  1. Finalmente. No Asus Zenfone 2 que tive usava essa funcionalidade montes de vezes e com sucesso

    ResponderEliminar