2021/01/25

Procura reduzida do iPhone 12 mini faz Apple direccionar produção para modelos maiores

Depois de anos a pedir-se um iPhone pequeno a Apple trouxe-nos o iPhone 12 mini, mas o mercado parece estar a demonstrar a preferência inequívoca pelos iPhones maiores.

Com os iPhone 12 tivemos pela primeira vez a possibilidade de optar por 3 tamanhos de iPhones de uma mesma geração. Mas, apesar de continuar a haver uma legião de fãs que se queixava da falta de um modelo pequeno, a verdade é que no panorama geral isso se está a traduzir em vendas abaixo do esperado pela Apple, ao ponto de já ter reduzido a produção de iPhone 12 mini e em seu lugar aumentado os pedidos de iPhones 12 Pro.

O iPhone 12 mini tem recebido boas críticas por parte de quem os comprou, que dizem que tem o "tamanho ideal". No entanto, isso não evita que na distribuição do volume de vendas estimado, o mais pequeno iPhone 12 esteja a ficar com a reduzida percentagem de apenas 6%. Uma percentagem que confirma a preferência do mercado pelos modelos maiores, quer isso seja devido à autonomia mais generosa proporcionada pelas baterias maiores, ou por estarem dispostos a abdicar da facilidade de manusamente para usufuruirem de um ecrã de maiores dimensões.

Talvez se / quando os smartphone e tablets com ecrãs de desenrolar se popularizarem, se possa ter o melhor dos dois mundos: dispositivos compactos quando é necessário transportá-los, mas com ecrãs grandes quando é necessário utilizá-los. Até lá, parece que continuaremos a estar perante o domínio incontestável dos smartphones com ecrãs de grandes dimensões.


P.S. Confesso que, mesmo sendo fã do formato compacto do iPhone 12 mini, se tivesse que comprar um iPhone provavelmente iria também acabar por escolher um iPhone 12 Pro, por conta das câmaras e da autonomia. Mas, uma vez que defini como pressuposto que só consideraria comprar um novo iPhone quanto passassem a ter um ecrã de 120Hz, até lá não me preciso preocupar com esse tipo de decisões.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)