2021/01/21

Android 12 prepara suporte "rumble" nos gamepads

Poderá parecer estranho ter demorado mais de uma década, mas só com o Android 12 os utilizadores deverão poder contar com suporte para vibração programável nos gamepads.

Enquanto consolas como a PS5 já deram o passo para o suporte para force-feedback de alta-qualidade no gamepad, no Android o suporte para a vibração nos controladores externos é praticamente inexistente. Isto porque, de momento, a única opção disponível para os developers é "ligar / desligar" a vibração, sem terem qualquer controlo sobre a amplitude e frequência, o que impede criar efeitos diferenciados e, acima de tudo, não permite sequer especificar um nível de vibração que venha a tornar-se demasiado incomodativa e prejudicar o próprio jogo - motivo pelo qual a maioria dos developers nem sequer se atreve a usá-la. Mas isso poderá mudar com a chegada do Android 12.

Talvez por inspiração na PS5, ou talvez devido ao lançamento do Stadia com os jogos via streaming, a Google está finalmente a preparar o suporte para vibração programável nos gamepads no Android 12.

Significa isto que os developers poderão finalmente transpor os efeitos de vibração que usam nas consolas e PCs também para as versões Android dos jogos, recriando diferentes efeitos para diferentes acções, tal como os jogadores esperam. Como se costuma dizer, mais vale tarde do que nunca - mas ainda falta garantir que pelo menos os gamepads mais populares, como os da Xbox e PlayStation terão suporte para esta novo "rumble" no Android 12.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)