2021/01/21

Notícias do dia

Tesla baixa preço do Model 3 para os 39 mil euros na Alemanha; Ikea vai vender painéis solares em Portugal; Google Maps lança mapas hiper-detalhado em 4 cidades; LG pondera abandonar os smartphones após anos de prejuízos; Google Messages pode deixar de funcionar em smartphones não certificados em Abril; e Brave estreia suporte nativo para IPFS, protocolo descentralizado anti-falhas e anti-censura.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer uma coluna BT Anker Soundcore Mini.

PDFs continuam a dominar os documentos digitais

Goste-se ou odeie-se os PDFs continuam a ser usados frequentemente sempre que há necessidade de lidar com documentos, o que não deixa de ser curioso para uma tecnologia com quase 30 anos. Embora não seja um caso tão anacrónico quanto os GIFs animados, repletos de inúmeras limitações técnicas mas que continuam a não ter qualquer alternativa moderna que ouse substitui-los, os PDFs foram criados pela Adobe em 1993 resultado de tecnologias anteriores como o PostScript, com o objectivo de se tornar no mais versátil papel digital que garantisse que qualquer tipo de documento pudesse visto tal como foi criado, independentemente do computador onde fosse aberto.

Embora tenha tido uma adopção lenta (no início, até os leitores de PDF eram pagos, algo que não será surpresa vindo da Adobe), os PDFs acabaram por se popularizar com a passagem de partes da tecnologia para open-source, e continuam a ser o formato mais comum para os documentos - e a demonstrá-lo está a estimativa de que actualmente existirão mais de 2.5 biliões de PDFs, e que, em 2020, a Adobe registou o acesso a 303 mil milhões de PDFs só no seu serviço Document Cloud.


Google Calendar na web volta a ter modo offline

Depois de ter removido a funcionalidade de funcionamento offline em 2018 devido à implementação do novo design, a Google finalmente lembrou-se desta funcionalidade desaparecida e fê-la regressar. Os fãs do Google Calendar que desejem mantê-lo em funcionamento mesmo quando ficam sem acesso à internet já podem voltar a usá-lo em modo offline. Mas, antes disso, será necessário activar a opção para isso manualmente, em Settings - General - Offline.

A opção poderá ser activada individualmente para cada equipamento, pelo que poderão activar o modo offline num portátil ou tablet (por exemplo), mas deixá-lo em modo normal só online noutro computador. Também importa referir que nem todas as funcionalidades estarão disponíveis enquanto se está em modo offline, mas permite ver todos os eventos futuros assim como os eventos das últimas quatro semanas. E, como sempre, se ainda não vos aparecer, é questão de esperar (afinal, se já esperamos três anos, o que são mais uma ou duas semanas?)


Biden estreia site da Casa Branca com modo escuro e escolha de pronomes

O novo presidente dos EUA, Joe Biden, não perdeu tempo para cumprir algumas das suas promessas eleitorais, suspendendo a saída dos EUA da Organização Mundial de Saúde, cancelando o polémico projecto do pipeline Keystone XL, e iniciando o processo de voltar a integrar o acordo de Paris para as metas climáticas. Mas em termos tecnológicos, temos também um site oficial da Casa Branca renovado, que adquire um simbolismo especial por contar, pela primeira vez, com um modo escuro de alto-contraste para facilitar a leitura.

Os que se preocupam em usar um pronome que não coincida com aquele que seria o assumido têm também, pela primeira vez, a possibilidade de seleccionaram a forma como querem ser tratados: por ele / ela / eles / outro, ou até dizer que não se querem preocupar com isso.

E por último, inclui também um easter egg com recrutamento para a equipa responsável pelo site.


Vedeta do TikTok publica vídeo a "dormir" na mala do seu Tesla Model 3 em Autopilot


Demonstrando que por mais casos que haja, continua a haver quem dê prioridade às visualizações na internet do que a coisas como a "lei", temos mais um caso de alguém que achou que seria boa ideia fazer um vídeo em que saía do posto de condução num Model 3 em andamento em modo Autopilot, para simular que ficava a dormir na mala. Um vídeo que inclui os métodos usados para ultrapassar os sistemas de segurança (como fazer pressão contínua no volante), e que ainda por cima conta com a presença da mãe no veículo.

Talvez Johnathon Cook, por ter mais de 1 milhão de visualizações no TikTok se tenha sentido acima da lei; mas talvez o seu próximo vídeo possa ser a demonstrar as consequências que se podem sofrer quando se toma essa decisão deliberadamente.



Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)