2021/01/20

Brave estreia suporte nativo para IPFS

O Brave passa a ser o primeiro browser com suporte para o IPFS, um novo protocolo para acesso descentralizado e mais resistente a tentativas de censura.

O IPFS (Inter Planetary File System) já tem vindo a ser falado há anos - em 2018 a Cloudflare disponibilizou um gateway para acesso a estes conteúdos - substituindo a habitual arquitectura servidor-cliente usada no http por um sistema P2P onde os conteúdos podem ser fornecidos por milhares de computadores descentralizados. De forma simplista, pode ser considerado como um equivalente ao BitTorrent mas para sites, em que cada pedaço de um site pode vir um de computador diferente, mas com encriptação e validação que garante que o resultado é aquele que é suposto ser, sem possibilidades de manipulação ou alteração dos conteúdos.

Com o Brave 1.19 e o suporte IPFS, os utilizadores deste browser passam a poder aceder directamente a links ipfs://{content_hash_ID}, dispensando o uso de gateways ou de extensões especiais; e com opção do utilizador usar o seu próprio computador como um nó IPFS para contribuir para a distribuição dos conteúdos usando este protocolo - e para o futuro estão prometidas novas funcionalidades, como facilitar a publicação de conteúdos, redireccionamento automático de sites que suportem IPFS, etc.


Sites como a Wikipedia já estão acessíveis via IPFS há bastante tempo, tornando-se uma forma bastante atractiva de acesso em países onde esse acesso esteja a ser censurado, permitindo ultrapassar firewalls e outras ferramentas de bloqueio.

Em 2018 o Brave já tinha dado passos para demonstrar o seu empenho na privacidade, com suporte para as redes Tor, e agora volta a fazê-lo com o IPFS. Veremos até que ponto esta facilitação do acesso e uso do IPFS poderá ter a nível da promoção da sua utilização.

1 comentário:

  1. Criei uma copia deste artigo para quem quiser experimentar.
    O que foi deveras fácil, clique direito e importar para ipfs.
    https://ipfs.io/ipfs/QmbkjNQXkk168rEKUjJ9gxg5TZ15jyHto2HJQsNr2LjbUt?filename=brave-estreia-suporte-nativo-para-ipfs.html

    ResponderEliminar