2021/01/29

App Robinhood afunda-se para 1 estrela após bloquear transacções dos utilizadores

A app de investimentos em bolsa Robinhood pode estar no início do seu fim, por agora marcado por uma queda para 1 estrela na Play Store, mostrando o descontentamente dos utilizadores.

A app Robinhood está no centro da polémica do caso da manipulação do preço das acções da GameStop, que aparentemente terão causado milhares de milhões de prejuízos a vários fundos de investimento de Wall Street, mas que poderiam dar um bom conforto financeiro aos que aproveitaram a onda de subida - com essas acções a terem passado de $18 para $480 num questão de dias. Poderiam, se a app Robinhood não tivesse optado por suspender a negociação destas acções, impedindo muitos dos seus utilizadores de aproveitarem as condições do mercado.

Para referência, quem tivesse comprado 10 mil dólares destas acções a 7 de Janeiro, e vendesse durante o pico do dia 28, teria lucrado algo como 266 mil dólares - o que pode servir para exibir o grau de descontentamento com a app.

A queda para uma classificação de 1 estrela na Play Store é apenas o início, com outros utilizadores a apelarem à Apple que remova a app da sua App Store, e o assunto a ter chegado também já à esfera política e dos devidos reguladores financeiros, com a app potencialmente a caminho de audiências e inquéritos.

E, ou não se tratasse dos EUA, também já há utilizadores a processar a app Robinhood, embora de acordo com os especialistas, o serviço está no seu direito de suspender transacções como bem entender - algo que, a confirmar-se, apenas servirá para atirar mais lenha para a fogueira da polémica, levantando questões de como os pequenos investidores ficam sujeitos a estas regras arbitrárias, enquanto os grandes fundos de investimento, que movimentam biliões, têm sempre a porta aberta para fazer as suas transacções sem qualquer tipo de bloqueios.

Veremos no que isto irá resultar, mas por agora, quem saiu penalizado neste caso da GameStop dificilmente voltará a confiar na Robinhood para gerir a sua carteira de acções.


Actualização: a Google já veio "salvar" a pontuação, eliminando cerca de 100 mil avaliações negativas.

Actualização 2: a app voltou a cair para 1 estrela, e desta vez a Google diz que é mesmo a decisão dos utilizadores.

6 comentários:

  1. Que início de ano... Não fica aquém de 2020.

    Posso estar errado mas acho que este processo de remover as "pontuações de 1 estrela" é automático... Quando o sistema detecta um número elevado de pontuações seguidas.

    ResponderEliminar
  2. Ahhh a imposição de uma boa classificação da app pela Google, como não amar 😌

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando são classificações falsas de pessoas que nunca se quer usaram a aplicação, é óbvio que vão ser eliminadas.

      Eles bloquearam transacções em coisas especificas e até utilizadores específicos por causa do que se passou com a GMO no /r/wallstreetbets. Não o deviam ter feito, estão errados sim, mas essas classificações de 1 estrela vieram de milhares de pessoas a fazer "review bombing" da aplicação, e não de utilizadores reais da mesma.

      Eliminar
  3. Sou um dos que lucraram com a gamestop porque faço parte do grupo do Reddit há mais de 1 ano e compro e vendo acções com frequência.
    Só queria salientar que o último parágrafo não faz sentido e está errado porque a robinhood não gere nada para a gamestop, não é assim que o mercado funciona.
    E a gamestop ficou a lucrar imenso porque tinha muitos fundos de investimento a fazerem shorts á mesma que é apostar que as acções vão descer, não tenho pena nenhuma deles.

    Também pelo que sei as acções não estavam bloqueadas mas apenas escondidas mas quem já as tinha no portfólio continou a poder comprar e vender e penso que quem nas a tinha no portfólio podia comprar metendo as siglas diretamente em vez de a encontrar via procura. Mas não tenho a certeza porque não tive oportunidade de continuar a estar atento e também não uso a robinhood

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O último parágrafo refere-se aos utilizadores da app Robinhood que ficaram impedidos de fazer as operações que desejavam fazer.

      Eliminar
    2. Tinha percebido mal o sentido.
      Mas quem saiu prejudicado não saiu assim tanto prejudicado individualmente porque a diferença máxima foi de cerca de 6% no pico das horas que não aparecia as acções da GameSpot.
      E provavelmente o valor ainda irá subir mais um pouco já que o short squeeze não aconteceu como estava previsto e a julgar pelo preço a maioria dos utilizadores fizeram HOLD nas acções.

      E no caso geral não saíram nada prejudicados já que se não fosse a robinhood neste caso eles não teriam acesso as acções da form que tiveram. Este tipo de episódio nunca aconteceria se não existisse a robinhood ou empresas similares.
      Eu não uso a robinhood mas uso o revolut e a DeGiro (mais oldschool e menos user friendly mas com mais facilidades).

      Eliminar