2021/01/28

Notícias do dia

Tesla apresenta novos Model S e X com mais de 1000cv e volante rectangular; Amazon Espanha lança secção de produtos Portugueses; Ring lança nova câmara-campainha mais económica mas sem bateria; Plataforma Nau oferece cursos gratuitos aos portugueses; iPad faz 11 anos e celebra ocasião com vendas em alta; e mais um escândalo digital com dados privados de 220 milhões de brasileiros expostos na net.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um Nokia 105.

Wall Street em pânico com "manipuladores" de mercado amadores

As empresas e fundos de investimento de Wall Street estão em pânico, depois de um grupo no Reddit virar as suas próprias ferramentas contra eles, organizando a compra de acções da Gamestop para as fazer subir (em poucos dias passaram de $17 para $400) e, no processo, arruinar as apostas de alguns fundos de investimento de que iriam descer, fazendo-os perder milhares de milhões de dólares - e preparando-se para repetir a táctica.

Wall Street está já a dizer que este tipo de coisa deveria ser ilegal, ignorando que isto é precisamente o jogo que eles próprios fazem há décadas, mas que normalmente estava acessível apenas ao grupo de eleitos do "clube dos biliões". Agora, não estão a gostar que alguém de fora tenha decidido fazer o mesmo.

No meio de toda esta confusão, a app de investimento Robinhood parece também ter assinado a sua sentença de morte, ao decidir suspender a compra das ditas acções e as de outras empresas que estavam a ser alvo do mesmo sistema, usando a desculpa que era para proteger os seus utilizadores, mas deixando milhares de investidores indignados por ficarem impedidos de realizarem as operações que esperavam fazer usando a plataforma.


Apple revela consumos do Mac Mini com M1

A Apple não gosta de revelar demasiados detalhes técnicos, mas actualizou a página de informações do novo Mac Mini com chip M1 e a diferença de eficiência face aos anteriores modelos com CPUs Intel salta à vista.

O Mac Mini com M1 tem um consumo base de 7W e um consumo máximo de 39W, o que resulta num terço dos consumos face a um Mac Mini de 2018 com um Intel Core i7. E mesmo se o modelo com Core i5 de 2014 consiga acompanha-lo no consumo base, o consumo em actividade depressa mostra as diferenças, com 85W. E sendo este M1 um chip de primeira geração (embora contando com os anos de experiência dos chips para o iPhone e iPad), mal se pode esperar pelo que nos poderá trazer o chip M2.


WhatsApp com autenticação biométrica na web e desktop

Procurando reforçar a segurança e reconquistar utilizadores, o WhatsApp adiciona autenticação biométrica na web e desktop. Para isso será necessário que os utilizadores tenham a conta associada ao seu smartphone, com o processo biométrico a funcionar em simultâneo com o login via QR Code e servindo como passo adicional para aumentar a segurança.

No iOS será necessário estar no iOS 14, em Android bastará usar uma versão que suporte autenticação biométrica (impressões digitais, reconhecimento facial, etc.).


Plex Arcade com streaming de ROMs de jogos clássicos

Com o número de plataformas de streaming de jogos, eis que nos chega uma que não se estaria à espera: o Plex Arcade, da Plex. O Plex Arcade é um serviço que dá acesso a uma selecção de jogos arcade clássicos da Atari, mas que também dá a opção de fazer o stream de jogos de ROMs dos próprios utilizadores, a correr no MAME. No entanto, para isso serão necessários vários requisitos: como usar um servidor Plex numa máquina Windows ou macOS, criar uma conta no Parsec (que faz o streaming dos jogos), e ainda ter que usar um dos GPUs suportados pelo serviço (que na prática engloba praticamente tudo). Depois, pode-se fazer o stream dos jogos para o smartphone, tablet, ou até televisor, tal como se pode fazer com os filmes.

Ah, e claro, falta a parte mais crítica: o Plex Arcade custará $5 por mês, ou $3 para quem já subscrever o Plex Pass.



Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)