2021/01/28

MIUI 12.5 da Xiaomi com feedback táctil melhorado

Finalmente surgem detalhes sobre o que se pode esperar do feedback táctil melhorado que a Xiaomi anunciou para a nova versão MIUI 12.5 do seu sistema.

Mesmo a propósito do suporte para feedback táctil programável nos gamepads que a Google está a preparar para o Android 12, a MIUI 12.5 aposta também na criação de diferentes efeitos físicos usando o motor de vibração, naquilo que designa por "Natural touch".

A ideia é dar toda uma dimensão física que auxilie os utilizadores na interacção com o seu smartphone, dando-lhes feedback táctil diferenciado em todo o tipo de gestos e acções feitas, e que com quatro estilos base de actuação: Crisp, Base, Pop e Realistic.

O Crisp criará efeitos bem definidos, como quando se movem icons no home screen ou se ajusta o volume; o Base será usado para gestos de deslizar, variando em função da acção e da "força" necessária a aplicar; o Pop será usado para auxiliar a apresentação de menus popup; e o Realistic criará efeitos adequados para quando se interagem com notificações, se desbloqueia o smartphone ou se carrega no botão de power. Para os demonstrar a Xiaomi cirou uma app que replica os diferentes efeitos usando um auxiliar visual, com actividades como berlindes a rolar por uma calha, bolas de bilhar a chocarem, dominós a caírem, ou setas a serem disparadas contra um alvo.

Ao que parece estes efeitos já estarão a ser usados na MIUI 12.5 para o mercado chinês, sendo agora uma questão de esperar que cheguem às versões globais destinadas ao mercado ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)