2021/01/09

Astrónomos "acertam" idade do Universo

Um equipa de astrónomos voltou a olhar para os dados e calculou a idade do Universo, esperando por fim às discrepâncias quanto à sua verdadeira idade.

De acordo com os dados do nosso Universo em expansão, esta equipa internacional de astrónomos calculou que o nosso Universo tem 13.77 mil milhões de anos, com uma tolerância de mais ou menos 40 milhões de anos. Um valor que fica dentro do que tinha sido anteriormente calculado em 2019, e que tinha determinado a idade do Universo como sendo de 13.8 mil milhões de anos.

Adicionalmente, também foi recalculada a taxa de expansão do Universo, conhecida como constante de Hubble, que resultou num valor de 67.6 km/s por megaparsec, também bastante próxima do valor calculado anteriormente de 65.4 km/s por megaparsec. Isto quer dizer que um objecto a um megaparsec da Terra (um parsec equivale a 3.26 anos luz) estará a afastar-se de nós a uma velocidade de 67.6 km/s (cerca de 243 mil km/h).

A proximidade dos resultados dá aos cientistas uma maior confiança de que estes valores estarão correctos, e ajudará a validar cálculos sobre o tamanho e idade do universo, assim como a sua expansão.

4 comentários:

  1. Muito boa matéria :)
    Pequena correção Carlos: quando dizes 234 mil km/s, penso que querias dizer 243 mil km/h. :)

    ResponderEliminar