2021/01/29

Como fazer leituras ECG e de pressão sanguínea num Galaxy Watch sem smartphone Samsung

Depois de muita espera, os Galaxy Watch vão finalmente poder fazer leituras de ECG e pressão sanguínea em Portugal, mas o caso complica-se para quem não tem um smartphone Samsung.

Foi preciso (des)esperar para que os Galaxy Watch 3 e Active 2 pudessem finalmente fazer registo do electrocardiogarama e da pressão sanguínea no nosso país, mas mesmo com essa alteração há ainda o grande problema de para isso ser necessário ter um smartphone Samsung. Felizmente, há forma de activar estas leituras de modo a que funcionem com smartphones de qualquer marca, mas o processo é bastante trabalhoso, obrigando a instalar o SDK de Java e de Tizen, alterar apps e certificados, tudo para finalmente se poder fazer aquilo que os smartwatches deveriam fazer desde logo, indepdentemente da marca do smartphone.

O processo é trabalhoso mas é algo que estã ao alcance de todos, bastando seguir com paciência e atenção os passos indicados nos guias XDA indicados acima (no caso de não se sentirem muito confiantes a mexer em SDKs, nada como pedirem ajuda (remota) a um amigo que seja mais "entendido" nesta matéria.

Pena é que a Samsung não decida poupar a vida aos clientes, e permita o acesso oficial a estas medições sem exigir que se tenha um smartphone da marca - era da maneira que se poderia tornar numa alternativa mais popular e, eventualmente, tomar o lugar equivalente ao do Apple Watch, mas para o mundo Android.

4 comentários:

  1. Eu tenho um smartwatch chinês de 30 euros e faz um electrocardiograma com resultados iguais a um feito no hospital e ainda cinverte em Pdf para poder guardar ou enviar para um email. E aindavfaz mediçao da pressão sangunia,mede a percentagem de oxigênio no sangue , pressão arterial e ainda os batimentos cardíacos. Ia agora dar 400 euros por um smartwatch. Fonix. Lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Convém verificar se assim é efectivamente, e se assim for, perfeito.
      Mas relembro que em tempos tive um smartwatch que dizia ter sensor de raios UV, e que continuava a dizer-me que tinha exposição UV à sombra, dentro de casa, à noite, ou dia. :)

      Eliminar
    2. Pode dizer marca modelo,e site que comprou?

      Eliminar
  2. Pode dizer a marca e modelo ?

    ResponderEliminar