2021/01/08

Extensão The Great Suspender sob suspeita de ser maliciosa

A popular extensão The Great Suspender para Chrome parece ter sido vendida a uma entidade desconhecida que tem estado a fazer alterações que levantam suspeitas de poder ser usada para fins maliciosos.

O The Great Suspender é uma das extensões mais recomendadas para quem costumam manter dezenas de tabs abertas no Chrome, dando inúmeras opções para suspender tabs para poupar memória (e bem sabemos como o Chrome gosta de ocupar memória). Infelizmente, vê-se agora envolvida num caso que se arrisca a arruinar toda a confiança conquistada ao longo dos anos.

Aparentemente o criador da extensão terá vendido a mesma a uma nova entidade desconhecida, e desde então têm sido feitas alterações suspeitas que não estão a ser publicadas na página GitHub do projecto. As alterações fazem-se passar por simples scripts de estatísticas alternativos ao Google Analytics, mas a grande preocupação é que vão buscar scripts a um site que foi criado há poucos meses, o que é desde logo motivo para grandes preocupações tendo em conta que a extensão pode interferir com todas as páginas do Chrome - incluindo injectar conteúdos, monitorizar o que o utilizador faz, ou redireccionar para outros sites.

Por agora é fortemente recomendado que desinstalem a extensão fornecida através da Chrome Store, e optem por alternativas como o Auto Tab Discard. Outra opção será fazer o download da última versão considerada segura, do antigo dono (7.1.6) do GitHub, e instalá-la manualmente no Chrome (será necessário activar o developer mode no browser para se poder instalar a extensão manualmente).


Actualização: A Google já removeu o The Great Suspender da Chrome Store e de todos os Chrome onde ainda estivesse instalado.

8 comentários:

  1. Longe vão os tempos em que um browser apenas servia para navegar na internet...

    ResponderEliminar
  2. Auto tab discard também permite gerenciar as sessões e restaurá-las?

    ResponderEliminar
  3. Raios... Que notícia tão má.

    ResponderEliminar
  4. Já tive isso e desinstalei...depois que soube que o Chrome já faz nativamente!! Mas tive um problema bem chato de remover, em que o Malwarebytes detectava um "exploit" no Chrome, e era relacionado com uma extensão, não se sabendo qual, mas através de um forum consegui remover!!
    Às tantas tinha a ver com essa extensão que, como disse, já tive mas desinstalei aquando desses problemas que relatei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente o Chrome não faz isto da forma que o TGS permite (faz o auto-suspend quando começa a ficar sem memória, mas não dá controlo manual sobre que tabs suspender ou manter activas).

      Eliminar
    2. É isto mesmo. Chego a ter mais de 200 (ui, quantas mais...!) abas abertas e se não fosse o TGS, não poderia fazer o que faço.

      Até à data, parece-me que nenhuma outra extensão faz a coisa de forma tão eficiente como essa.

      Eliminar
  5. O caminho está aberto para criarmos uma nova extensão com função semelhante!

    ResponderEliminar