2021/01/26

Galaxy Watch e Apple Watch com medidor de glucose no sangue este ano?

Depois da frequência cardíaca, ECGs, SPO2 e pressão sanguínea nos smartwatches, este ano poderemos começar a ver modelos com sensor de glucose no sangue.

A componente de medição de parâmetros de saúde tem sido uma dos principais razões para a adopção dos smartwatches entre alguns grupos etários ou com factores de risco, que dão especial valor a um dispositivo que lhes possa avisar precocemente de algum potencial problema, e também contribuir para uma vida mais activa que ajude a adiar o aparecimento desses mesmos problemas. E este ano, os smartwatches poderão tornar-se no novo melhor amigo dos diabéticos, se passarem a incluir a capacidade de monitorizar o nível de glucose no sangue.

Tanto a Samsung como a Apple deverão estrear a leitura dos níveis de glucose no sangue nos seus novos Galaxy Watch e Apple Watch, usando apenas sensores ópticos que dispensariam a habitual "picada no dedo" dos testes de glucose tradicionais.

Se isto se concretizar, teremos centenas de milhões de diabéticos com um forte incentivo para comprarem um destes smartwatches, e com impacto directo na sua qualidade de vida. Além disso, seria também de importância extrema para detectar precocemente potenciais casos de risco, evitando que chegasse ao ponto de se tornarem diabéticos.


Actualização: Mesmo a propósito, a Samsung lançou uma actualização que activou o ECG e leitura de pressão sanguínea em Portugal.

4 comentários:

  1. Relativamente ao relógio da Apple não sei, mas o relógio da Samsung deixa muito a desejar.
    Comprei um à um ano e verifiquei que, para além de não ter sido atualizado como prometido no inicio de 2020 (ECG e quedas), a escolha automática dos exercicios e a própria contagem dos passos é errada e dá valores significativamente incorrectos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim para exercicios fisicos é muito mau o relogio... Confirmo! Daí usar para corrida e Bike o meu fiel Garmins Fenix 5

      Eliminar
    2. Já chegou: https://abertoatedemadrugada.com/2021/01/galaxy-watch-com-ecg-e-pressao.html

      Eliminar
  2. Primeiro terá de ter certificação para se poder confiar. Um dia será possível; não acredito que seja já - espero estar enganado.

    ResponderEliminar