2021/01/26

Tesla recorre à Samsung para produzir chip Autopilot em 5nm

A Tesla deverá manter-se com a sua actual parceira Samsung, para produzir a próxima geração de chips Autopilot com tecnologia de 5nm.

Em 2019 a Tesla revelou o seu próprio chip para gerir as funções do Autopilot no HW 3.0, com desempenho e eficiência significativamente superiores aos chips da Nvidia que a Tesla estava a usar até então. Já nessa altura Elon Musk referiu que já estavam a trabalhar na próxima geração desse chip, que deveria estar pronto daí por dois anos, e agora começam a aumentar os rumores sobre o que a Tesla está a preparar.

Depois de alguns rumores indicarem que a Tesla estaria a planear usar a TSMC para produzir o novo chip em processo de 7nm, surge agora informação mais credível de que a Tesla deverá optar por se manter com a Samsung, que já produz o seu chip actual. No entanto, em vez de um chip com tecnologia de 14nm como o que actualmente equipa os Tesla, o novo chip deverá ser fabricado com tecnologia de 5nm, com todas as vantagens inerentes em termos de desempenho acrescido e consumo reduzido.

O problema é que estes chips só deverão começar a ficar prontos no início de 2022, o que significa que as remodelações do Model S e Model X que são esperadas para este ano, continuarão a ser lançados com o HW 3.0, embora possam vir a contar com um programa de actualização para o hardware 4.0. Por outro lado, sabendo-se que a tecnologia não pára, é preciso ter em conta que no próximo ano a TSMC já deverá ter capacidade para produção em volume de chips em 3nm!

Se Musk disser que o HW 4.0 é essencial para a condução autónoma total que tem prometido, então isto faz com que essas promessas fiquem automaticamente adiadas por mais um ano, dando razão ao CEO da Waymo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)