2021/01/03

HBO Portugal faz streaming acelerado 6%

Se costumam ver séries na HBO Portugal, poderão gostar de saber (ou não) que o serviço vos poupa tempo, reproduzindo-as de forma acelerada.

O tópico das velocidades de reprodução é um tema sensível, já que há quem seja apologista de que os conteúdos devem ser vistos da forma que foram criados, e há os que acham que é direito seu poderem escolher se querem ver os conteudos acelerados (ou abrandados). Confesso que, depois de durante muito tempo ter feito parte do primeiro grupo, acabei por passar para o segundo - sempre sem esquecer que o importante é que essa seja uma opção que fique ao critério do utilizador. No entanto, não é isso que acontece com o serviço HBO Portugal, que apesar de em 2021 continuar sem nos dar acesso a conteúdos em HDR ou 4K, dá aos seus clientes um bónus que provavelmente não estavam à espera: mostra-lhes as séries a velocidade acelerada!

A dica chegou-nos de um leitor que, com a saída da série Friends da Netflix, onde a costumava ver, passou a vê-la na HBO Portugal onde ainda está disponível - e logo no genérico inicial notou algo errado, a música estava ligeiramente acelerada, e a suspeita acabou por se confirmar também ao espreitar outras séries.

Um salto à última temporada de Game of Thrones revela as discrepâncias na duração dos episódios entre o tempo oficial indicado no IMDB e o tempo de reprodução na HBO:
  • episódio 1: 54m - HBO: 50m
  • episódio 2: 58m - HBO: 50m
  • episódio 3: 82m - HBO: 77m
  • episódio 4: 78m - HBO: 73m
  • episódio 5: 78m - HBO: 74m
  • episódio 2: 80m - HBO: 75m
Isto dá uma aceleração de cerca de 6%, que não é visualmente perceptível a não ser em circunstâncias muito especiais, e onde a forma mais fácil de detecção é - como foi o caso - através de músicas. Quem tiver uma música "gravada" na cabeça ao longo de anos, com facilidade detecta se a mesma tiver qualquer alteração subtil, mesmo que seja uma aceleração de 5% ou 6% na velocidade. Claro que o caso muda de figura para quem tiver como referência o próprio serviço da HBO Portugal, pois nesse caso passaria a ter a sua referência base errada.

Não será uma situação comum alguém ver uma série num serviço durante anos, e depois passar a vê-lo noutro - o que ajudará a explicar porque motivo esta aceleração da HBO Portugal não tivesse sido apanhada há mais tempo. Seja como for, a diferença é demasiada para poder ser atribuída a um qualquer lapso.

Quanto a mim, e por fazer parte do tal segundo grupo que referi, nem levo a mal que assim seja (e até agradeço); mas como disse, seria bastante mais simpático que a HBO deixasse à vontade de cada cliente escolher se quer poupar tempo da sua vida, ou se prefere ver as séries à velocidade que deveriam ter. Só no caso da 8ª temporada do Game of Thrones, estamos a falar de uma poupança de 30 minutos para quem a tiver visto na HBO.

6 comentários:

  1. Esse aumento explica-se facilmente: a HBO Portugal converte todos os vídeos para 25fps. Daí a velocidade mais acelerada (face aos habituais 23,976 de produções norte-americanas).

    ResponderEliminar
  2. Isso não é como no YouTube em que somos nós quem define a velocidade a que desejamos ver os vídeos?

    ResponderEliminar
  3. Esta situação continua a acontecer... o novo Zack Snyder's Justice League, que deveria ter 4h 4m (242min) é exibido na HBO Portugal com 3h52m... termina mais cedo 13 min.

    ResponderEliminar
  4. Alguem sabe se a SIC também faz isto com as novelas da Globo ou é apenas uma diferença de frame rate? É que algumas novelas ficam aceleradas como é o caso da "Bom Sucesso" que vi na globo e na SIC nota-se perfeitamente as vozes mais rápidas (e consequentemente mais agudas), muito desconfortável.

    ResponderEliminar