2021/01/13

Os quase-milionários das Bitcoins à distância de uma password

Com as Bitcoins a terem atingido novo máximo histórico, voltam a surgir histórias de pessoas desesperadas, com milhões de euros que estão atrás de uma password de que não se recordam.

Não faltam histórias de pessoas que se esqueceram das passwords para aceder às suas carteiras de criptomoedas, mas sem dúvida que todos se sentirão solidários com Stefan Thomas, que guardou as suas 7002 Bitcoins (actualmente valendo mais de 200 milhões de euros!) num disco encriptado IronKey, do qual se esqueceu da password. Este disco aceita 10 tentativas antes de invalidar o conteúdo, e Stefan já usou 8 delas, desesperado por ter perdido há anos o papel onde tinha escrito a password.

Na altura as Bitcoins tinham um valor mais modesto, mas que ainda assim o fez ter a preocupação de as guardar num disco com enriptação e password. Mal sabia ele que isso se iria virar contra si mesmo, e que nesta altura em que as Bitcoins atingiram novos valores exorbitantes, fazem com que a password correcta seja tudo o que o separa de se tornar num confortável multi-milionário com 200 milhões de euros.

Um cenário que durante bastante tempo até começou a impedir que dormisse devidamente, não conseguindo parar de pensar em qual seria a password, com cada potencial candidata a ter que ser cuidadosamente ponderada à medida que se ia aproximando do limite das tentativas. Mas, neste momento, já se resignou, tendo armazenado o disco em local seguro, e esperando que no futuro surjam técnicas que possam ultrapassar a encriptação do disco e dar-lhe acesso às suas Bitcoins.

7 comentários:

  1. Seria caso para oferecer metade da sua "fortuna" a quem descubra uma falha que leve a que se consiga aceder à chave. Assim conseguiria muitos candidatos que o poderiam ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deve ser muito difícil impedir ou reverter a contagem de tentativas do disco.

      Eliminar

    2. if contagem == 9 {
      contagem = 0
      }

      Eliminar
    3. Se o assunto fosse assim tão fácil de resolver, e apenas dependente de ifs and thens, já estaria resolvido, não acham?

      Eliminar
  2. Sinceramente, alguém que guarda uma password num papel e depois o perde, não merece ser rico, pois não teria inteligência suficiente para gerir 200 milhões de euros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar na altura valiam 5 cêntimos e toda a gente já perdeu uma moeda de 5 cêntimos numa fase da sua vida.

      Eliminar