2021/01/01

Porto Rico quer reconstruir rádio-telescópio de Arecibo

O colapso do histórico rádio-telescópio de Arecibo foi uma das (muitas) coisas tristes que 2020 nos trouxe, mas Porto Rico já se comprometeu a contribuir com 8 milhões de dólares para a sua reconstrução.

A notícia é certamente importante e inspiradora para todos os que de alguma forma sentem alguma afinidade com este icónico rádio-telecópio com a sua imponente dimensão de 305 metros de diâmetro; no entanto, é apenas um pequeno e modesto passo. As próprias autoridades porto-riquenhas reconhecem que este valor só deverá ser suficiente para a remoção dos destroços do actual rádio-telescópio, e talvez ajudar a fase inicial de projectar um novo radio-telescópio que o venha a substituir.

Ainda assim, sempre é melhor ver alguém a "chegar-se à frente" com dinheiro real e a demonstrar que está a falar a sério, do que ficar apenas com medidas de boas intenções e petições, que ocupam as notícias uns dias, e depois acabam por cair no esquecimento sem que nada seja feito.

A National Science Foundation norte-americana (NSF) diz que apesar do colapso do radio-telescópio principal, que irão mantidas as operações com outros equipamentos que fazem parte da instalação, como um telescópio de 12 metros e LIDAR; e que quanto a planos para um eventual substituto a erguer-se no mesmo local, isso é algo que poderá demorar anos a ser discutido até ser aprovado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)