2021/01/07

Samsung apresenta novos televisores Neo QLED e micro-LED

A Samsung já apresentou a sua linha de novidades nos televisores para 2021, incluindo modelos micro-LED, Neo QLED, e até um controlo remoto solar que dispensa as pilhas.

Com o CES 2021 a decorrer de forma virtual, também as apresentações das novidades estão a ser feitas da mesma forma. No caso da Samsung, já ficamos a conhecer os seus novos televisores para 2021, que incluem novos ecrãs Neo QLED para os seus modelos topo de gama 8K (QN900A) e 4K (QN90A) que recorrem a backlight mini-LED que usa um maior número de LEDs para efeitos de local dimming - embora a Samsung não tenha dito exactamente quantas zonas individiais serão usadas nestes modelos. Contam também com um novo processador de imagem Neo Quantum Processor, que usa AI para melhorar a qualidade e resolução das imagens.

E para que os mini-LED não fiquem sós, a Samsung tem também dois novos modelos micro-LED, com resolução 4K e dimensões de 99" e 100". Neste caso não estamos a falar de LCDs com backlight LED, mas sim de ecrãs que usam micro-LEDs para gerar imagem com níveis de luminosidade e contraste que superam os ecrãs OLED. O único ponto negativo, para além do espaço livre que será necessário para os instalar, é que por agora continuarão a ter preços exorbitantes e só ao alcance daqueles que não precisam perguntar "quanto custa".

Por fim, temos uma excelente curiosidade que acaba com a frustração de ficar com um controlo remoto sem pilhas no pior momento: um controlo remoto solar, que pode funcionar permanentemente usando apenas a iluminação ambiente, ou exposição ao sol, ou recarregado via USB. Esperemos que mais fabricantes sigam o exemplo, pois este é o tipo de acessório onde o carregamento solar assenta que nem uma luva.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]