2021/01/01

Xiaomi arranca o ano a encravar o Mi A3 com actualização para Android 11

Aquilo que pareceria uma boa notícia - a chegada do Android 11 ao Mi A3 da Xiaomi - está afinal a revelar-se um pesadelo, com relatos de smartphone encravados após ser feita esta actualização.

A gama Mi Ax veio dar resposta a todos os que apreciavam ter um smartphone Xiaomi, com a sua relação custo / benefício imbatível, mas com direito a Android One livre de modificações. Infelizmente, conseguir ficar com esse Android parece ser bastante mais complicado do que se poderia imaginar, e mais uma vez a Xiaomi faz angustiar os fãs com uma actualização para o Android 11 que está a encravar os Mi A3.

Isto seria já suficientemente mau, uma vez que é bastante provável que a maioria dos utilizadores se apresse a instalar esta actualização mal o seu smartphone diga que está disponível; mas temos que relembrar que no caso do Android 10 também se assistiu a uma actualização problemática, que foi suspensa pela Xiaomi, e só retomada mais tarde depois de terem sido corrigidos os problemas.

Parece que a Xiaomi acaba de falhar aquilo que teria sido uma excelente oportunidade para entrar em 2021 com o pé direito, e com muitos utilizadores dos Mi A3 satisfeitos por verem o seu smartphone lançado originalmente com Android 9 passar para o mais recente Android 11 - em vez disso arriscando-se a ficar com um tijolo encravado que poderá obrigar a terem que desenrascar o empréstimo ou compra de um novo smartphone.


Actualização: Parece finalmente estar resolvido... por agora.

5 comentários:

  1. o meu A2, com o android 10 está uma miséria...lags e freezes inexplicáveis. Há centenas de queixas em fóruns. Uma desilusão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje fiz reset de fabrica ao meu A2... será de propósito? De repente ficou inoperante

      Eliminar
    2. Segundo explicam, há lotes que não têm estes problemas, outros têm. E piorou com o Android 10, por alterações a nível de CPU para aumentar a duração de bateria. Até acredito, nesta hipótese, dado que um dos sintomas é quando o equipamento passa do estado de idle para busy (ex: usar a impressão digital para unlock e aceder a alguma aplicação), no meu caso são dezenas de vezes em que passado segundos tenho uma paragem completa de 2 ou 3 segundos.

      Eliminar
  2. Meu a3 ta de boa, não pediu pra att vou esperar mais um tempo se aparecer.

    ResponderEliminar