2021/02/05

Análise aos auriculares BT Aukey N5


Com a oferta de auriculares de baixo custo a apresentar cada vez mais opções, os pequenos detalhes acabam por ser decisivos na escolha do consumidor. O cancelamento de ruído é um dos aspectos mais procurados por quem pretende adquirir uns auriculares, funcionalidade que a Aukey disponibiliza nestes EP-N5 que temos em análise.

Unboxing



A caixa segue a linha que a marca tem vindo a apresentar nos seus equipamentos de baixo custo, com o cartão prensado a ser a escolha para a caixa.


No interior da caixa, uma superfície de cartão e um saco plástico protegem a caixa de transporte.


Dentro da caixa, além do cartão de boas vindas e documentação de referência, a caixa de transporte com os auriculares, cabo USB-C e dois pares de borrachas S e M de substituição. 


A tampa da caixa apresenta um pequeno entalhe para facilitar a sua abertura. Por baixo deste último, quatro LEDs para o estado de carga da bateria interna da caixa (500mAh) e o logótipo da marca.


O carregamento desta bateria é feito através da porta USB-C que se encontra na lateral inferior da caixa. Este é o único meio de carregamento, não estando disponível um carregamento sem fios, mais cómodo e prático.


Os auriculares apresentam-se instalados no interior da caixa, sendo que a sua colocação não obriga a movimentos menos cómodos ou práticos, bastando remover o auricular da orelha, dirigindo o mesmo directamente para a caixa.

Em utilização


Ao abrir a tampa da caixa, os leds de estado irão iluminar-se, apresentado o estado da carga da bateria da caixa de transporte. A bateria interna demora duas horas a carregar (!!!) e permite até quatro cargas completas dos auriculares, com cada carga a demorar hora e meia.

Com uma carga completa, os auriculares disponibilizam até umas interessantes 7 horas de autonomia, suficientes na maioria das vezes para um dia de trabalho. Com a caixa poderão estender a autonomia até um total máximo de 35H. Se utilizarem o cancelamento de ruído activo, a autonomia por carga, baixa para cerca de 4H.


No lado exterior, os auriculares apresentam um led de estado e um microfone. Na zona inferior, os pinos para carregamento da bateria, quando inseridos na caixa. Para os utilizarem, será necessário recorrerem ao polegar e indicador, para pressionar e puxar o auricular para fora da caixa. 



No lado interior, uma letra assinala a posição correcta do auricular. Os dois orifícios servem um segundo microfone.


Na primeira utilização, ao retirarem os auriculares vão poder ouvir uma mensagem "power on", seguida de um "pairing". O led de estado vai estar a piscar verde/vermelho, assinalando o emparelhamento. A mensagem "conected" assinala a ligação ao equipamento com que se emparelharam os auriculares.

Nas utilizações seguintes, ao retirarem o auricular da caixa vão ouvir a mensagem "power on", seguida de um som que assinala a ligação entre os dois auriculares, com o "connected" a informar que está finalizado o processo.


Os auriculares permitem executar várias acções através da detecção do toque na haste que liga ao copo.


Um toque permite atender chamadas ou iniciar a reprodução de conteúdos multimédia. Para desligar uma chamada, basta manter o toque durante dois segundos. Com um duplo toque é possível avançar ou retroceder (auricular direito/esquerdo) na lista de reprodução. Com um triplo toque é possível chamar o assistente de voz.

A detecção do toque funciona bem na maioria das vezes, mas para que tal aconteça terão de tocar no local certo. Parece uma verdade de "La Palisse", porque efectivamente o é, se não tocam no sitio certo, o toque não é detectado, não sendo esta um falha do equipamento. Onde poderá existir menor eficiência é no duplo e triplo toque, havendo que perceber qual é a melhor cadência para que esta seja correctamente identificada pelos auriculares. 


O cancelamento de ruído pode ser activado através de um toque mais longo (dois segundos). Um sinal sonoro assinala a activação deste sistema, sendo igualmente emitido um som quando se desliga o cancelamento de ruído.

Em termos de eficiência, será mais acertado dizer que estamos na presença de um sistema de atenuação de ruído, com o som exterior a não ser cancelado, mas sim atenuado. O atenuação não é transversalmente eficaz, havendo sons que são mais facilmente mascarados que outros. A voz humana acaba por se ouvir se as pessoas estiverem próximas, já o ruído dos transportes, consegue ser bem mascarado por entre o som da musica.

O cancelamento de ruído não tem grande impacto na qualidade de som, existindo apenas um ligeiro abafar, provocado pela atenuação do som exterior. Os agudos surgem fortes, fazendo notar-se de forma clara, acabando por tornar os graves algo mais singelos, faltando-lhe algum corpo, o que acaba por posicionar estes auriculares como uma opção mais indicada para quem gosta de música electrónica.

Estes Aukey EP-N5 são confortáveis em utilização, podendo o utilizador escolher por entre três tamanhos de borrachas para optimizar o encaixe na orelha. O facto de serem leves (10g), contribui para que não se tornem desconfortáveis durante longos períodos de utilização.

A prática desportiva (certificação IPX5) é por norma um dos cenários onde este tipo de produto é utilizado e nos testes que efectuámos, os auriculares mantiveram-se em posição, não saindo do lugar durante a corrida.


Como principais limitações, podemos apontar a eficiência do cancelamento de ruído e  o facto de não parar a reprodução quando se retiram os auriculares da orelha, com esta a acontecer apenas quando se colocam os auriculares na caixa, não estando disponível detecção da posição em que se encontram (não inicia igualmente a reprodução de forma automática)



Apreciação final


Com um preço na casa do 50€, estes Aukey EP-N5 são uma opção a ter em conta por quem coloca o cancelamento (atenuação) de ruído à frente de uma qualidade de som superior. Não que estes auriculares não apresentem uma sonoridade interessante, apenas lhe falta o suporte para codec aptX, com o que se poderiam abrir sons mais melodiosos, sobretudo nos tons mais baixos.

São confortáveis em utilização, com boa autonomia e permitem uma utilização durante a prática de exercício físico, sendo por isso merecedores de um sempre desejado "Quente".



Aukey EP-N5 
Quente 


Prós
  • "Atenuação" de ruído
  • Conforto em utilização

Contras
  • Sem suporte para codec aptX

Aukey N5 earphones BT

Quente (4/5)

2 comentários:

  1. Ando à procura de um sistema idêntico. Pensei seriamente nos AirPods mas o preco não convida. Caso o perca

    Porém mudando de marcas e afins acabo por ficar sem saber onde gastar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uns desde o Natal +- e deixei-me dizer-vos são espetaculares! Não concordo com esta review pois a principal razão que me levou a escolhê-los foi a qualidade de som. Os baixos são fora de série, como podem ver noutras reviws em inglês, nomeadamente. Para realmente tirar partido deles deixei-me dizer-vos que uso o viper4android e mais não digo! Depois, há um aspecto que me deixou surpreendido. A assistência técnica é top! Reclamei uma vez porque o auricular esquerdo deixou de funcionar embora fosse burrice minha pois voltou a funcionar passado algum tempo (talvez tivesse conectado a algum bluetooth device sem eu perceber) e depois de lhes dizer que está tudo ok novamente, a equipa de suporte decidiu mandar-me um replacement completo deste produto!

      Eliminar