2021/02/05

Notícias do dia

Google remove The Great Suspender por se ter tornado malware (a alternativa é o The Marvellous Suspender); Apple prepara cabos que não "descascam"; Google Fit usa câmara para medir respiração e frequência cardíaca; óculos de realidade aumentada da Apple com 8K para cada olho mas preço de fazer chorar; Google prepara limitação de tracking no Android; e Telegram não é tão seguro quanto refugiados do WhatsApp possam pensar.

Antes de passarmos às notícias do dia, participa no nosso passatempo do gadget da semana que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB, e sendo início do mês é também o momento perfeito para aderires ao nosso Clube AadM+ que dá acesso a prendas exclusivas mensais.

Huawei continuará bloqueada pelos EUA de Biden

A mudança da presidência nos EUA tem sido acompanhada por inúmeras medidas de Joe Biden a desfazer coisas feitas pelo ex-presidente Trump, mas no que diz respeito às sanções e bloqueios aplicados à Huawei e outras empresas chinesas, as coisas deverão manter-se. São más notícias para a Huawei, que assim não pode contar com uma "luz ao fundo do túnel" após a saída de Trump.

Depois de se descobrir que o HarmonyOS afinal não passa de um Android 10 a única opção é ir transferindo competências para a Honor, que agora é uma empresa independente e que diz já ter assegurado o acesso a fornecedores nos EUA. Isto, se os EUA não acharem que a separação da Honor não passou de uma manobra administrativa e incluírem-na na lista de bloqueio tal como a Huawei. O que é certo é que com isto, a Huawei que até já ia aspirando a ultrapassar a Samsung e tornar-se no maior fabricante de smartphones mundial, deixa de ter qualquer hipótese no ocidente.


Ransomware é cada vez mais lucrativo

A praga do ransomware chegou para ficar, e há cada vez mais incentivo para que os grupos que se dedicam a esta actividade continuem a apostar nisso. Uma análise aos endereços usados para os pagamentos dos resgates com criptomoedas revelou que em 2020 foram pagos pelo menos 292 milhões de euros em resgates, representando um aumento de mais de 300% face ao ano anterior.

A única "atenuante" que temos é que estes grupos têm direccionado os seus ataques para empresas e entidades mais lucrativas, mas ainda assim não dispensa que todos devam seguir as regras básicas de segurança, e ter backups que permitam recuperar os seus dados caso alguma vez sejam infectados por um destes bichos.


Clubhouse faz sucesso na China

A app Clubhouse tem sido a app do momento (e ainda mais desde que Elon Musk fez uma sessão - e Zuckerberg também seguiu o exemplo), na prática funcionando como uma rede social / chat room por voz, em que qualquer pessoa pode entrar numa "sala" e escutar pessoas a falar sobre determinado tema, e também pode ser convidado para falar. Funcionalidades "básicas" mas que na China adquirem interesse especial por escaparem à censura, e darem oportunidade aos chineses para falarem com alguma liberdade... (pelo menos por agora).

Quanto a experimentarem a app, parte da sua viralidade advém do irritante método de adesão apenas por convite de quem já tiver a app, e que por agora apenas conta com app para iOS - com a versão para Android a estar prometida mas ainda sem data anunciada para chegar.

Actualização: já foi bloqueada na China.


Prejuízos anunciados pelo Facebook para o anti-tracking do iOS são exagerados

Numa altura em que também o Snapchat e o Unity se juntam ao Facebook na queixa contra a opção de anti-tracking que a Apple vai reforçar no iOS 14, surgem também relatos que o "apocalipse" de que o Facebook se queixa, e o impacto que terá nos pequenos negócios, está a ser imensamente exagerado.

Quem o diz são dois professores universitários de marketing, que percorreram os números assustadores utilizadores pelo Facebook, para demonstrarem que os mesmos são incorrectos ou estão a ser usados de forma deliberadamente enganadora. Aliás, basta ver que, se o cenário fosse assim tão apocalíptico, também a Google estariam a estrebuchar por todos os lados, e na verdade está a fazer exactamente o oposto, dizendo que também está a preparar medidas anti-tracking idênticas para o Android, mas mais moderadas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)