2021/02/05

Google prepara limitação de tracking nas apps Android

Enquanto o Facebook e outros serviços se vão queixando da limitação do tracking no iOS, a Google vai preparando algo idêntico para o Android.

A Apple prepara-se para adicionar ao iOS uma nova pergunta, mais visível, para as apps que desejem fazer o tracking dos utilizadores noutras apps e sites. Uma pergunta que tem merecido uma forte ofensiva por parte do Facebook, que diz que isso lhe vai trazer grandes prejuízos (não de forma tão directa, preferindo dizer que o prejuízo será dos pequenos negócios), e à qual à Google se tem mantido um pouco à parte... e talvez por isto: a Google também prepara a limitação do tracking no Android.

Procurando colocar-se à frente da carruagem, e antes que a isso seja obrigada, a Google está a preparar um sistema idêntico para permitir que os utilizadores tenham maior controlo sobre o tracking potencialmente abusivo feito pelas apps, mas dizendo que espera encontrar um equilíbrio mais moderado que a solução da Apple (como o recurso ao FLoC em alternativa aos cookies).

Como é óbvio, a Google é uma das principais interessadas em continuar a fazer o tracking dos utilizadores, para manter intacta a sua capacidade de apresentar publicidade direccionada; e talvez por isso tenha decidido ficar calada quanto às alterações do iOS, sabendo que: 1) seria uma luta que seria praticamente impossível de ganhar; 2) apenas iria gerar discussão adicional que iria atrair atenção para o tracking que ela própria faz, e deseja continuar a fazer.

Veremos de que forma é que estas protecções anti-tracking se irão concretizar no Android, mas todas as alterações que dêem aos utilizadores maior controlo sobre como, e se, os seus dados são recolhidos, serão sempre bem vindas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)