2021/01/28

Apple clarifica pergunta de tracking nas apps iOS 14

Depois dos adiamentos, a Apple prepara-se finalmente para activar o novo sistema de anti-tracking das apps que tem preocupado o Facebook e Google, explicando mais concretamente as alterações.

A Apple anunciou que iria fazer alterações para proteger a privacidade dos utilizadores, passando a apresentar um popup com pedido de permissão para apps que desejem seguir a actividadade dos utilizadores noutras apps e sites. Uma alteração que desde logo deixou o Facebook em pânico e acabou por fazer com que a Apple adiasse essas alterações. Alterações que no entanto agora se vão aproximando, e a Apple achou por bem esclarecer o que vai ser feito.

Este bloqueio de tracking já estava disponível no iOS, mas era uma opção que os utilizadores tinham que procurar manualmente nas definições e desactivar, aplicando-se de forma global para todas as apps. Com esta alteração, essa opção passará a ser individual para cada app instalada (incluindo as da própria Apple), e fazendo surgir um popup a perguntar se o utilizador aceita ser seguido.

É esta visibilidade acrescida, de colocar à frente dos utilizadores uma pergunta sobre se desejam ser seguidos - algo que a maioria provavelmente recusará, já que não verão qualquer vantagem directa nisso (e a principal vantagem será para as plataformas que vendem publicidade, como o Facebook e Google) - e que por isso é apresentada como sendo um cenário de calamidade no sector.

A antiga opção global de anti-tracking no iOS continuará disponível, e quem a desactivar nem sequer se irá deparar com estes pedidos individuais por parte das apps. Da mesma forma, as apps que façam o tracking dos utilizadores directamente - mesmo que seja em múltiplas apps e sites seus - mas não através de sites de terceiros, poderão dispensar a apresentação do popup, o que acaba por beneficiar as grandes empresas como a Google.

Por agora, a Apple ainda irá activar este sistema numa das próximas versões beta do iOS 14, e só posteriormente o irá disponibilizar para todos os utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)