2021/02/18

Apple de olhos postos no 6G

O 5G ainda está a dar os primeiros passos (por cá, nem isso), mas a Apple já está de olhos postos no que vem a seguir: o 6G.

A Apple está a procurar engenheiros especializados no desenvolvimento de comunicações wireless, visando já a próxima geração 6G que só é esperada para o final da década. Uma medida que não será surpreendente tendo em conta os rumores que indicavam que a Apple já estava a trabalhar no desenvolvimento dos seus próprios chips 4G e 5G, que se tornou numa prioridade depois do conflito com a Qualcomm quanto ao fornecimento desses componentes.

De resto, é algo que segue o trajecto que a Apple já seguiu para os seus CPUs. Tendo começado por usar chips ARM de outros fabricantes mas depois começando a criar os seus próprios chips (algo que agora até transitou dos iPhones e iPads para os Macs, com o M1), e que também está a fazer para os GPUs e modems 4G/5G. Estes últimos também acelerados pelo falhanço da Intel em fornecer estes chips, que acabou por resultar na aquisição dessa divisão pela Apple - sendo que, aparentemente, os modems 4G da Intel eram demasiado gastadores face aos da Qualcomm.

É difícil imaginar o que o 6G poderá trazer, quando o 5G (que ainda nem temos por cá) já vai prometendo velocidades wireless Gigabit e superiores. Mas como em tudo, há sempre evoluções e melhorias, nem que seja a nível de reduzir os consumos e proporcionar maior autonomia - ou, fazendo-se um pouco de futurologia, talvez até imaginar que por essa altura já se possa combinar o 6G e transmissão de energia wireless, possibilitando que o 6G possa recarregar equipamentos à distância.

Esperemos é que por essa altura os operadores nacionais já se tenham deixado das suas tácticas e ofereçam simplesmente um plano de dados ilimitado a preço decente (de preferência, que isso aconteça muito antes da chegada do 6G). ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)