2021/02/10

Apple Maps com relato de acidentes e radares no iOS 14.5

A Apple quer tornar o Waze menos relevante, adicionando ao Apple Maps a possibilidade de relatar acidentes e radares na mais recente versão beta do iOS 14.5.

Depois de um início desastroso, a Apple apostou em força na criação de um serviço de mapas que não tem parado de melhorar desde então. E no iOS 14.5 prepara uma funcionalidade bem conhecida de todos os utilizadores do Waze, a de poderem relatar acidentes ou outros elementos de interesse para os demais condutores, como objectos na estrada ou radares.

Os utilizadores poderão usar os botões no ecrã do iPhone, com a opção de "Report" a surgir no painel que surge quando se faz o gesto de deslizar para cima, ou ser feito via Siri com um comando "Hey Siri, there's an accident", que se torna bastante mais prático para quem está a conduzir.
O sistema também funciona via CarPlay, para quem tiver um carro ou autorádio compatível, o que também facilitará a sua utilização.

Até ao momento o Waze tem sido a app de navegação dominante para quem aprecia esta componente de reportar acidentes e outras coisas que surgem na estrada. Mas se algo idêntico passar a estar disponível na app de sistema já incluída em todos os iPhones, seguramente haverá quem ache que deixa de fazer sentido manter o Waze para esse efeito.

1 comentário:

  1. Para quem gosta muito de dizer que outras empresas copiam a Apple, fica aqui um miminho para eles, os ícones para reportar um acidentes do Apple Maps são uma cópia descarada dos do Google Maps, que tem a mesma funcionalidade há quase 2 anos:
    https://www.theverge.com/2021/2/9/22275558/apple-maps-beta-accident-speed-trap-reporting

    ResponderEliminar