2021/02/09

Facebook e Instagram sem link previews na Europa

Não estranhem o desaparecimento dos link previews no Facebook Messenger e Instagram, é um efeito colateral das regras de privacidade Europeias.

No seguimento de uma investigação que descobriu que o Facebook fazia o download de todos os conteúdos referenciados em links em mensagens (mesmo que tivessem gigabytes), o Facebook deixou de apresentar os habituais previews dos links, quer no seu messenger, quer nas mensagens do Instagram, para os utilizadores europeus.
Esta medida coincide com a entrada em vigor da ePrivacy Directive Europeia, que remonta a 2002 mas que só passou a incluir serviços de mensagens digitais em Dezembro de 2020.

Esta desactivação acaba por servir de confirmação às acusações de que o sistema usado pelo Facebook viola as directivas de privacidade europeias, confirmando aquilo que os investigadores de segurança vinham a alertar. Resta agora saber se o Facebook se limitará apenas a apresentar mais uma série de perguntas de pedidos de autorização e consentimento aos utilizadores, para continuar a fazer as coisas que sempre fez, ou se irá optar por mudar para um sistema que crie os previews dos links usando técnicas que não violem a privacidade dos utilizadores.

1 comentário:

  1. Desde o momento em que desativo o acesso à internet via wifi e dados do messenger e mesmo assim recebo chamadas, acredito em tudo.

    ResponderEliminar