2021/02/07

Apple ouve developers e aumenta valor de retoma do DTK

Depois de ter indignado os developers que embarcaram na transição para o seu chip ARM nos Macs com um valor reduzido na retoma do developer kit, a Apple anunciou que irá rectificar a situação.

Há alguns dias a Apple começou a contactar os developers que tinham pago $500 pelo kit de desenvolvimento DTK, um Mac Mini equipado com um chip A12Z do iPad Pro, que poderia ser usado para irem preparando a transição dos seus programas para os novos Macs com chip ARM M1. A Apple não só exigia a devolução do kit antes sequer de ter passado o período de um ano que tinha prometido aos developers, como dizia que iria dar-lhes apenas um valor de $200 em crédito para poderem usar na compra de um Mac Mini M1 (que começa nos $700).

Compreensivelmente, os developers não ficaram satisfeitos. Não só investiram o valor contribuindo para que a plataforma macOS em M1 ficasse mais convidativa, com programas nativos capazes de tirar o melhor proveito do chip, como agora iriam ser penalizados por isso - e as reclamações não se fizeram esperar. Muitos queixavam-se que o software beta esteve inutilizável durante meses, outros passaram meses à espera que a Apple lhes substituísse DTKs com problemas; e felizmente, desta vez as reclamações foram ouvidas.
A Apple mostrou-se receptiva às críticas dos developers, e em resultado disso aumenta o valor do crédito para a compra de um Mac M1 para os $500, aumentando também o prazo para a utilização desse crédito, até ao final do ano.

Era ridículo a Apple estar a penalizar o segmento que mais contribui para que a sua plataforma seja convidativa - os developers - e ainda mais, aqueles que estiveram dispostos a pagar para estar na linha da frente para agilizarem a transição para a sua nova era com Macs equipados com os seus próprios chips ARM, cujo impacto global só poderá ser avaliado daqui por mais uns anos, mas que pode até por em risco o domínio da Intel neste sector.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)