2021/02/07

Caixa de variação contínua (CVT) em LEGO

Quem tiver curiosidade em ver como funciona uma caixa automática de variação contínua (CVT) pode recorrer aos LEGO para o fazer.

Há muito que a LEGO (e fãs) nos fascinam com impressionantes criações mecânicas que nos permite ver bem de perto como funciona. Temos veículos LEGO Technic que contam com avançados sistemas de transmissão 4x4, incluindo caixas de velocidade e diferenciais, e que permitem a qualquer pessoa ficar com um conhecimento prático de como estes componentes mecânicos funcionam. Desta vez, temos a criação de um fã que exemplifica o funcionamento de uma caixa de variação contínua.

Ao contrário das caixas de velocidades tradicionais (manuais ou automática) que têm um número fixo de relações / "velocidades", as caixas CVT permitem criar um número infinito de relações entre a rotação de entrada e a rotação de saída, permitindo até manter a mesma velocidade mas com binário variável optimizado para cada ocasião.


Embora existam alguns carros com este tipo de caixas automáticas, é mais frequente vê-las usadas em veículos mais simples, como as scooters, onde o binário mais reduzido simplifica as coisas. Por outro lado, talvez também se possa atribuir o seu uso reduzido ao facto de terem sido proibidas na F1, impedindo que a Williams (nos seus tempos áureos) se arriscasse a deixar as outros equipas para trás com o seu FW15C CVT - embora se tornasse estranho ver provas em que se ouviria o motor sempre a funcionar à mesma rotação, apesar do vermos o carro a abrandar e andar lentamente ou a acelerar e rodar a alta velocidade... :)


Actualização: eis outro estilo de transmissão CVT.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)