2021/02/05

Apple prepara cabos que não "descascam"

A Apple patenteou um sistema que visa evitar a quebra dos cabos junto da ficha, sem necessidade de mangas mais grossas.

A Apple tem a reputação de criar produtos de qualidade, mas uma das excepções a essa regra recai garantidamente sobre os seus cabos lightning, que inevitavelmente começam a quebrar e a rachar na zona perto da ficha. É uma situação que parece estar a merecer alguma atenção por parte da Apple, ou pelo menos assim se pode imaginar graças a um pedido de patente que refere um novo sistema que permite criar cabos com maior resistência nessa parte crítica, sem necessidade de mangas ou estruturas de apoio físico.


Coincidência ou não, o ano passado surgiram rumores de que a Apple iria lançar novos cabos a acompanhar os iPhone 12 (que passaram a ser fornecidos sem carregadores), e uma das imagens mostrava um cabo entrançado sem o habitual reforço na zona da ficha.

A patente da Apple refere a criação de uma zona de resistência variável, que permite proteger o cabo contra o esforço adicional na junção com a ficha, mas mantendo um diâmetro constante do cabo.

Com ou sem apoio adicional visível no exterior do cabo, o que interessa - e particularmente tendo em conta o preço que a Apple cobra pelos seus cabos - é que sejam cabos que possam durar anos e anos de uso sem começarem a quebrar. Veremos se é algo que a Apple poderá lançar já este ano com os iPhone 13 - embora, por esta altura, já muitos tenham optado por fugir aos cabos e optar pelo carregamento wireless.

5 comentários:

  1. Se puxarem pela ficha até dura bastante

    ResponderEliminar
  2. Entretanto mudam o conector é afinal o cabo só dura um ano :)

    ResponderEliminar
  3. Cheguei a mandar um email ao Tim com 2 fotos:
    1- Cabo normal, em perfeito estado, de um Android com 3 anos de uso ao lado de um de iPhone com 1 ano.
    2- A segunda foto era o dedo do meio bem esticado.
    Nunca respondeu... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha boa boa. Mas tem cabos de outras marcas que são tipo um nylon por fora... estes nunca arrebenta ou de ficar velha a borracha ressecando até se rachar toda, como ocorre com os da 🍎

      Eliminar
  4. Se fosse só os do iPhone, os magsafe dos Mac são uma vergonha também nesse aspecto.

    ResponderEliminar