2021/02/25

Google Assistant mais útil sem desbloquear o smartphone

Vai ser possível fazer mais coisas com o Google Assistant sem que seja necessário desbloquear o smartphone.

Os comando de voz via Google Assistant são extremamente práticos nalgumas situações, mas por vezes deixam de o ser quando se quer dar um comando e se tem o smartphone bloqueado a vários metros de distância. É algo que agora será parcialmente resolvido, pois a Google vai permitir efectuar alguns comandos por voz mesmo quando se tem o smartphone bloqueado - desde que se aceite fazê-lo e se utilize o sistema de Voice Match que tenta fazer com que só a voz legítima do dono seja reconhecida.
Será preciso ter a opção "Assistant settings > Personal results > Lock screen personal results" activada, e com isso será possível dizer "Hey Google" e fazer coisas como iniciar a reprodução de música, iniciar chamadas telefónicas, enviar mensagens, e definir temporizadores e alarmes - sempre que se tenha que lidar com o "é necessário desbloquear o smartphone".

A Google diz também que este sistema conta com um interface renovado que permite ver o que se está a fazer a maior distância, mas até ao momento apenas o resultado para a reprodução de música apresenta uma imagem de maiores dimensões. Os temporizadores e alarmes, que também poderiam beneficiar de ser apresentados "em grande" ainda continuam a ser apresentados da forma normal, que dificilmente será visível a metros de distância.

5 comentários:

  1. Longa se torna a espera!!! Só se fôr do lado do "servidor" porque para já...nada. Oxalá funcione, e finalmente consiga resolver o meu eterno problema de não conseguir redefinir o "voice match" e nem com o telemóvel desbloqueado reconhecer o comando "ok Google"!! Tudo o que seja para facilitar o uso do Assistant é da máxima importância, na minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Vai às definições do assistente e modificas o português para English ( united kingdom) para língua principal) depois colocas o português como secundária. Vais ao voice macth e ativas. Cumprimentos

      Eliminar
    3. Muitissimo obrigado!! Como dizia a canção: "o que eu andei para aqui chegar!!" Fiz tudo e mais alguma coisa, pesquisei em fóruns, Google, Reddit,...eu sei lá as voltas que dei, sempre inconformado!! Bendita a hora que vim aqui, como sempre lêr os artigos interessantes deste espaço tão bem gerido, até chegar ao ponto de colocar a questão, não vá alguém aparecer com um truque "mágico"!! ...E não é que apareceu!!! E não é que resultou !!!Muito obrigado mais uma vez!!

      Eliminar
    4. Eu nao consegui ativar o Voice Match para desbloquear o celular mesmo com idioma em Ingles UK

      Eliminar