2021/02/17

MS Edge ganha notificações adaptativas aprendidas com os outros utilizadores

A Microsoft continua a afinar a apresentação dos pedidos de notificações no Edge, agora com um novo sistema que aprende com os outros utilizadores.

Os popups de pedidos de notificações são uma praga quase tão grande quanto o pedido de aceitar os cookies, e a Microsoft já tinha implementado um sistema bem interessante de fazer surgir o pedido de notificações unicamente na barra de endereços, em vez de ser num popup intrusivo. Mas, agora vai testar um novo método para tentar encontrar um equilíbrio, dependendo do comportamento dos outros utilizadores.

Se a maioria dos utilizadores bloquear o pedido de notificações num determinado site, o Edge dispensará o popup e apresentará apenas o icon menos intrusivo na barra de endereços. Mas se se tratar de um site em que muitos utilizadores aceitam as notificações, o Edge irá apresentar o habitual pedido em popup, por ser considerado de interesse.
Pessoalmente, penso que é adicionar complexidade desnecessária - mas isto sou eu, que nunca activei uma notificação que fosse para qualquer site, mesmo para aqueles que uso frequentemente como o Gmail. Felizmente, a MS também refere que continuarão a estar disponíveis opções para bloquear permanentemente os pedidos de notificação para todos os sites, e para mim será essa a opção mais importante, embora o modo não instrusivo de fazer surgir o pedido na barra de endereços me pareça uma excelente solução, deixando o indicador de notificações à vista, mas sem chatear.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)