2021/02/26

Portátil modular Framework permite trocar tudo

Os portáteis têm evoluído no sentido de não permitirem qualquer tipo de upgrade, mas o Framework quer mudar isso, permitindo trocar tudo.

O Framework é um portátil que, à primeira vista, parece ser apenas mais um portátil. Tem um ecrã 3:2 de 13.5" (2256x1504), CPU Intel Core i5 ou i7, diversas opções de RAM e SSD, webcam 1080p, e bateria de 55Wh. No entanto, o que o destaca é o facto de ser completamente modular, permitindo que no futuro se troque a motherboard para outros CPUs e GPUs, ou se troque o teclado, ou até mesmo as portas que se têm disponíveis na lateral do portátil, permitindo escolher entre USB-A, USB-C, HDMI, DisplayPort, microSD, headphones, etc. e até decidir em que lado do portátil é que dá mais jeito tê-las.
Esta não é a primeira tentativa de criar hardware modular, mas a ideia dos seus criadores é tentar criar um sistema "standard", para que os mesmos módulos criados para o Framework possam eventualmente ser usados noutros portáteis, assim como este acomodar módulos adicionais que venham a ser criados por outros fabricantes. Uma ideia que seria excelente, mas que realisticamente falando me parece ter poucas probabilidades de ser seguida pelos grandes fabricantes.

Dito isto, tendo em conta que estamos numa altura em que se vai dando mais valor à longevidade dos equipamentos electrónicos e se deseja evitar o desperdício (e até temos o caso dos computadores que podem ficar "gastos" por conta do SSD), pode ser que este Framework chegue no momento certo para ser bem sucedido. Saberemos daqui por um par de anos, se se tornou apenas em mais uma curiosidade que ficou esquecida, ou se tornou no início de um novo movimento.

4 comentários:

  1. Deveras interessante. 👍👍

    ResponderEliminar
  2. Acho que o investimento dos módulos para se alterar entre interfaces pode ser o ponto que faça o projecto falhar, tudo o resto era 5*

    ResponderEliminar
  3. Shut up and take my money!!!

    ResponderEliminar
  4. Chamem-me hater, mas isto vai ter o destino de todos os outros produtos "modulares".
    Vai ser caro com a desculpa de "ah e tal podes fazer upgrade só a X componente", e quando forem a ver, os módulos são raros ou inexistentes para além pedem um rim em troca.

    Como eu gostava de estar errado.

    ResponderEliminar