2021/02/17

Shortcuts com novas funções no iOS 14.5

O sistema de automações do iOS ganha novas capacidades com a chegada do iOS 14.5 beta, incluindo fazer capturas de ecrã e desactivar a rotação do ecrã.

O Shortcuts pode ser descrito como sendo o Tasker do iOS, com a pequena grande diferença de ser algo que vem incluído de origem com o sistema, e que oferecer um interface mais simples de utilizar - se bem que, por trás dessa simplicidade, está uma imensa versatilidade. Com o iOS 14.5 beta 2 chegam novas funções que expandem ainda mais o que é possível fazer-se.

Quando o iOS 14.5 final chegar, os utilizadores poderão ter acesso às funções:
  • Take Screenshot - faz uma captura do ecrã. Pode ser usado em conjunto com as outras funções já existentes, que podem fazer coisas como redimensionar a imagem, enviá-la para qualquer lado, ou o que vos apetecer. No caso de shortcuts que não forem feitos pelo próprio utilizador, será necessário dar a permissão para captar a imagem, como forma de evitar abusos.

  • Orientation Lock - permite automatizar quando se quer que o iPhone bloqueie a rotação do ecrã. Pode ser usada em automações que activem ou desactivem a rotação quando se abrem apps específicas, ou em determinadas horas do dia, por exemplo.

  • Voice & Data mode - permite criar automações que mudem o topo de ligação móvel que se deseja: 5G, 5G Auto, 4G, e 3G. Podemos criar automações que desliguem o 5G ou 4G baseado na localização ou na hora do dia, ou tudo o mais que desejarem.

O Orientation Lock será particulamente útil para se activar automaticamente em apps que não queremos que rodem o ecrã mesmo que se coloque o iPhone deitado, dispensando a necessidade de activar a função manualmente no control panel.

4 comentários:

  1. Ligar o Hotspot pessoal quando ligado a um determinado aparelho bluetooth ainda não dá, pois não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os trigger Blutooth penso que ainda ficam presos numa aprovação manual para ser activados. Quando fiz no carro, que inicialmente planeava fazer via "(Se BT ligado ao carro, executar Waze)", tive que fazer através do trigger "ligado ao carregador e sem rede WiFi", que é 100% automática.

      Eliminar
    2. Actualmente, já é possível trigger automáticos para conexões Bluetooth. Já não requerem confirmação do utilizador.

      Eliminar