2020/09/28

Automação para abrir o Waze no iPhone ao ligar ao carregador do carro


Com a chegada do iOS 14 passamos a ter automações verdadeiramente mais automáticas, e com isso consegui livrar-me do ritual de abertura do Waze sempre que chego ao carro, fazendo com que isso seja feita de forma automática e bastante mais prática.

É suposto a tecnologia simplificar-nos a vida, mas por vezes acaba por ter o efeito oposto. Era esse o caso com que diariamente me deparava, de chegar ao carro, pousar o iPhone no suporte com carregamento wireless, desbloqueá-lo, e lançar a app do Waze - que é companhia obrigatória sempre que conduzo. Tinha ainda um passo adicional, de ter que parar a reprodução de música no iPhone, já que o adaptador Bluetooth -> Line in que uso é reconhecido como se fosse um headphone, fazendo com que a música se inicie automaticamente (por vezes dá jeito, mas para o meu caso, 99% das vezes prefiro ouvir rádio).

Com a app Shortcuts é possível criar automações, e desde logo pensei que poderia resolver o problema, criando uma que quando detectasse a ligação ao Bluetooth do carro, arrancasse com o Waze. Infelizmente, por motivos de segurança, algumas dessas automações ficam dependentes de um pedido de confirmação "quer correr esta automação?", e é precisamente isso que acontece no caso das automações associadas à detecção de um dispositivo Bluetooth - tornando-se ridículo que tivesse uma automação a perguntar-se se desejava abrir o Waze, para me poupar a abertura manual do Waze. Mas felizmente, tudo ficou resolvido.


Uma vez que uso um suporte com carregador wireless, é possível fazer a activação da automação através da detecção da ligação ao carregador, com a grande vantagem de que, neste caso, podemos dispensar o pedido de autorização para executar a automação - passando a ser automática.

Assim, é fácil fazer com que, quando se detecta a ligação ao carregador, se mande lançar a app do Waze. Mas... havia no entanto um pequeno pormenor a resolver. Se a automação se limitasse a fazer isso, também teria que lidar com o Waze ao ligar o iPhone no carregador de casa. Por isso, foi necessário fazer uma verificação adicional, perguntando se o iPhone estava ligado a uma rede WiFi, e só no caso de não estar é que procedia com o arranque do Waze - se estiver ligado a uma rede WiFi, assumo que estou em casa, e portanto, não faz nada.



O processo é o que se segue:
  1. Abrir app Shortcuts
  2. Ir à secção de Automações
  3. Carregar no símbolo "+" no topo superior direito
  4. Escolher "Create Personal Automation"
  5. Fazer scroll até ao fundo da lista e escolher "Charger", "Is connected", e fazer next.
  6. Tocar no adicionar acção e escolher "scripting"
  7. Fazer scroll até à secção Network e escolher "Get Network Details"
  8. Tocar no "+" para adicionar nova acção
  9. Fazer scroll até à secção Control Flow e escolher "If"
  10. No bloco adicionado escolher as condições "Network Details" e "does not have any value"
  11. Tocar no "+" para adicionar nova acção
  12. Escolher a opção "Open App" na secção Apps
  13. No bloco da app, escolher a app Waze
  14. Se o bloco de abrir o Waze não estiver dentro do ciclo "if", arrastá-lo para o local correcto
  15. Tocar em "Next" no topo superior direito
  16. Tocar em "Done" no topo superior direito
  17. Tocar na automação que acabamos de criar e desactivar a opção "Ask Before Running"
  18. Tocar no "Done" no topo superior direito
E pronto, está feito. No meu caso, nas imagens, podem ver que adicionei um passo adicional para fazer pause na reprodução de música, mas poderão dispensar isso se não tiverem necessidade para tal.

No meu caso, como o Waze conhece a minha rotina, já me sugere automaticamente qual o destino mais provável para onde irei conduzir. Quem preferir, em vez de escolher a opção de simplesmente abrir o Waze, poderá optar por escolher a opção de fazer com que Waze inicie a navegação para casa ou para o trabalho.

Poderiam também adicionar complexidade adicional, tendo em conta a hora do dia, dias da semana, etc. para gerirem a navegação da melhor forma, ou para lançarem outras apps se fosse caso disso. As possibilidades são imensas; e desde que nos permitam poupar os "rituais" frequentes, não deixem de as explorar.

4 comentários:

  1. Carlos,
    Tenho um Auto-rádio android. É possível criar uma automação que ao ligar ao BT do carro o iPhone ligue automáticamente o hotspot pessoal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível, o problema é apenas o que referi, a activação para se fazer algo a partir de uma ligação BT não permite (pelo menos por agora) dispensar a pergunta sobre se se quer correr a automação.

      Eliminar
  2. Uma etiqueta NFC colado no carregador do carro acho que resolveria isso.

    ResponderEliminar