2021/02/02

SpaceX vai levar quatro passageiros ao espaço este ano

A promessa do turismo espacial tem sido feita há anos, e agora é a SpaceX que dá um passo nesse sentido levando quatro passageiros para o espaço na missão Inspiration4.

A missão Inspiration4 deverá voar até ao espaço no último trimestre do ano, e que marcará o primeiro lançamento dedicado a passageiros civis. Uma missão em que o passageiro "VIP" é o fundador da Shift4 Payments, que está a disponibilizar os restantes três lugares via sorteio (não precisam pensar em candidatar-se, é apenas para residentes nos EUA).

A missão visa angariar donativos para o St. Jude Children’s Research Hospital e promete dar uma viagem inesquecível de vários dias no espaço, devidamente precedida por sessões de treino para os passageiros, que incluem coisas como vestir e tirar os fatos, movimentação em micro-gravidade, procedimentos de emergência, etc.

Não é dito quanto é que um passeio destes custa (não que isso fizesse diferença para quem tem que perguntar o preço), mas para referência, uma missão para levar quatro astronautas à ISS no próximo ano custou a módica quantia de 55 milhões de dólares por lugar. Esperemos que com a futura Starship da SpaceX e a promessa de transportar centenas de passageiros de uma só vez, isto possa ser algo que ainda se torne "acessível" durante o nosso tempo de vida.

2 comentários:

  1. Mas foi o Elon Musk que disse? é que se foi aponto para 2022 :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe, para essa data ele já deve prometer viagens a Marte... ;)

      Eliminar