2021/02/23

Spotify HiFi com qualidade "CD" chega este ano

O Spotify revelou que vai lançar ainda este ano uma nova modalidade Spotify HiFi com qualidade sonora melhorada.

A qualidade sonora do Spotify tem sido um dos pontos mais criticados, não sendo capaz de competir com a oferta de outros serviços que têm apostado em áudio com maior qualidade. Algo que o Spotify procurará resolver com a chegada do Spotify Hifi.

Até agora o Spotify tem oferecido apenas áudio comprimido, que é mais que suficiente para escutar num smartphone ou em earphones, mas que depressa revela as suas limitações ao ser ouvido em qualquer sistema de som mais capaz ou em headphones. Algo que serviços como Tidal, Deezer, Amazon e outros têm resolvido com o streaming de áudio "lossless" sem perda de qualidade. Com esta nova modalidade HiFi, o Spotify refere que irá disponível áudio lossless, mas depois referindo qualidade "CD", o que faz antever um limite máximo de 16-bit/44.1kHz, que seria um passo positivo face à qualidade actual, mas que continuaria a deixá-lo aquém dos seus concorrentes, que podem fornecer áudio com ainda mais qualidade.

Por agora, teremos que aguardar para ver em que países este serviço será lançado (algo que estará dependente das sempre complexas negociações com as editoras), e quanto é que esta modalidade HiFi irá custar a mais do que a subscrição normal.



Actualização: Já podes fazer um teste para ver se consegues ouvir as diferenças na qualidade de som.

1 comentário: