2021/03/25

AI já controla F-16s em equipa nos combates aéreos

Depois do combates 1-vs-1 do AlphaDogfight do ano passado, a nova fase consiste em ter sistemas de AI capazes de pilotar caças de combate em equipa.

Depois de no ano passado um sistema de AI ter vencido um piloto humano num combate aéreo simulado "um-contra-um", a DARPA avança para a fase seguinte do desafio, procurando sistemas que sejam capazes de efectuar combates com múltiplos aviões, e que possam trabalhar em equipa para derrotar o inimigo.

Desde há muito que se conhece a importância da superioridade numérica nos combates aéreos, sendo praticamente garantido que um avião isolado nunca conseguirá ganhar num combate contra dois aviões. No entanto, quando se tem um sistema de inteligência artificial a pilotar esses aviões, surgem novos desafios, que é o que a DARPA tem posto à prova neste novo programa ACE (Air Combat Evolution) que continua a decorrer em ambiente simulado.


Esperemos nunca ter que vir a assistir à necessidade de ter máquinas de guerra controladas de forma completamente autónoma por AI a decidirem quem é que devem matar, mas infelizmente o mundo em que vivemos vai fazendo com que tal cenário pareça ser uma inevitabilidade.

3 comentários:

  1. Skynet? Sou so eu a ver isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em vário aspetos da tecnologia moderna.

      Olha o me comentário de 21/3/21 21:08 aqui:

      http://www.abertoatedemadrugada.com/2021/03/captchas-fazem-desesperar-humanos-com.html

      Eliminar
    2. Na verdade, o URL correto é este:
      https://abertoatedemadrugada.com/2021/03/captchas-fazem-desesperar-humanos-com.html

      Eliminar