2021/03/25

Notícias do dia

Apple faz desaparecer votação e mantém domínio sobre App Store no Arizona; lançamento da Xiaomi Mi TV Q1 de 75" a €999 foi um desastre; aspirador Dyson V15 Detect usa laser para revelar o pó; novos iPads Pro vão ter A14X baseado no M1; e Tesla devia alertar condutores distraídos em vez de os castigar.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novos passatempo gadget da semana, que te pode valer um rato transformável Trust Gaming GXT 970 Morfix. Participa e partilha.

Apple diz que developers têm muitas "alternativas" à App Store

Depois de ter feito sumir uma votação no Arizona que visava obrigar a abertura da App Store a formas de pagamento alternativas, na Austrália a Apple conta uma história de como os developers têm muitas alternativas e não estão dependentes da App Store para fazerem chegar as suas apps e serviços aos utilizadores com iOS - e onde, por "muitas alternativas" se refere ao facto dos utilizadores terem acesso à web.

Poderia ser um caso interessante para relembrar que no iOS a Apple nem sequer permite utilizar browsers alternativos, e que todos os que existem no iOS (Chrome, Firefox, etc.) são obrigados a usar o "Safari" do sistema para apresentar conteúdos web. Mas, penso que nem será precisar chegar a isso. A Apple chega até ao ponto ridículo de referir que existem muitas app stores concorrentes, como a Play Store da Google, Galaxy Store da Samsung, e App Store da Amazon - aparentemente esquecendo-se que nenhuma delas está disponível no iOS. Não me parece que contem como "alternativas" quando não podem ser utilizadas.

Qualcomm apresenta Snapdragon 780G

A Qualcomm já revelou o seu mais recente chip para os equipamentos de gama média alta, que vem substituir os populares 765G / 768G. O Snapdragon 780G ganha algumas das capacidades do mais recente topo de gama, o SD888, incluindo coisas como o ISP Spectra 570 que pode lidar com três câmaras em simultâneo, e Hexagon 770 para acelerar o processamento AI com 12 TOPS (o dobro da geração anterior).

O SD780G vem com CPUs Kryo 750 40% mais rápidos, GPU Adreno 642 50% mais veloz, modem 5G X53 integrado com velocidades de até 3.3Gbps, e suporte para WiFi 6E e BT 5.2. Será seguramente um chip que veremos em imenso modelos na segunda metade do ano, assumindo que a Qualcomm consegue garantir a sua produção e fazê-los chegar aos clientes.


Fairphone 2 recebe actualização para Android 9

Embora longe do que seria ideal, a Fairphone está a cumprir com a promessa de manter os seus smartphones utilizáveis a longo prazo, lançando uma actualização para o Fairphone 2 com cinco anos. Infelizmente, a actualização que agora lhe chega é apenas o Android 9, numa altura em que estaremos a meio ano da chegada do Android 12 - e mesmo assim já tendo sido um grande desafio, uma vez que a Qualcomm já nem dá suporte para o Snapdragon 801 utilizado por este modelo. Apesar disso, mostra como seria possível para os fabricantes manterem os modelos actualizados por muito mais tempo, se assim desejassem.


Para os modelos mais recentes, Fairphone 3, está prometida a chegada do Android 11 ainda durante este ano, e com a promessa de que receberão o Android 12.


Samsung anuncia módulo DDR5 de 512GB

A Samsung criou um módulo de memória DDR5 de 512GB que oferece o dobro da velocidade dos módulos DDR4 e que, embora por agora seja destinado ao segmento dos datacenters, será um sinal do tipo de coisas que poderemos ver chegar aos consumidores com a próxima geração de CPUs AMD Zen 4 e Intel Alder Lake.

Bastariam dois módulos para se ter 1TB de RAM num computador pessoal que suportasse DDR5, ou 2TB usando quatro módulos, o que parece alucinante considerando que os PCs se têm ficado essencialmente pelos 8GB a 16GB nos últimos anos. No entanto, e tendo em conta o panorama de escassez de chips, não parece provável que isso seja algo que vá mudar a curto prazo, nem tão pouco poderemos esperar que estes módulos tenham preços acessíveis para a maioria das pessoas.

Extrapolando do preço de um módulo DDR4 de 32GB dos mais baratos, que anda pelos 115 euros, um módulo de 512GB iria pelo menos para os 2000 euros - e provavelmente muito mais, considerando o desempenho acrescido. Mas, como a história nos tem demonstrado, lá chegaremos... :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O maior televisor CRT criado foi o Sony PVM-4300, com um tubo CRT de 45" (43" visíveis). Um modelo de sonho para os fãs dos ecrãs gigantes da altura (1990) que estivessem dispostos a pagar os 40 mil dólares que eram pedidos. Só tinham que ter atenção onde o pousavam, pois com 200kg, não seria fácil levá-lo para qualquer outro lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)