2021/03/18

Chrome com transcrição em tempo real de vídeos

Quem preferir ler em vez de ouvir, já pode contar com legendas transcritas automaticamente em tempo real no Chrome.

A Google há muito que tem trabalhado no reconhecimento de voz e transcrição, e agora traz essa tecnologia que já tinha sido usada no Android em ferramentas como o Live Transcribe, para o Chrome. Com esta opção activada, o Chrome apresentará uma janela com a conversão da voz para texto sempre que se vir um vídeo, feita em tempo real - mas por agora limitada à transcrição de conversas em inglês.

Se neste momento estão a pensar que o YouTube já disponibiliza legendas, incluindo legendas automáticas, importa referir que esta nova opção de transcribe não está dependente do serviço, e funciona para qualquer vídeo que se esteja a ver, mesmo em serviços que não disponibilizem legendas - e que, mesmo sofrendo do problema de por vezes perceber mal certas palavras, poderá ser um precioso auxiliar para ver vídeos quando não se pode estar a ouvi-los.
Para tirar partido disto, bastará dar um salto a chrome://settings/captions (ou indo manualmente aos settings do Chrome - Advanced - Live Captions) e activar a funcionalidade, que nos relembra que todo o processamento é feito unicamente no computador do utilizador, sem enviar nada para a cloud. Temos também a possibilidade de ajustar o tipo e tamanho de letra para que se acomode ao fim pretendido.

A janela com a transcrição pode ser movida para qualquer ponto do ecrã, assim como ser condensada ou expandida. Infelizmente, tem como grande falha não permitir seleccionar o texto para se poder copiá-lo para outro lado, o que poderia ser uma grande vantagem em certos casos. Mas, pode ser que isso venha a ser possível numa futura versão.

2 comentários:

  1. Que tipo de bruxaria estará a ser aplicada para conseguir essa funcionalidade...? 🤔🤨

    ResponderEliminar
  2. É esperar que alguém dê o próximo passo e consiga utilizar esta capacidade para criar automaticamente um .srt (timecoded) :) ...

    ResponderEliminar