2021/03/18

OnePlus 9 com ecrã dinâmico de 1Hz a 120Hz

Para o OnePlus 9 a marca está a promover que nem todos os ecrãs de 120Hz são iguais, e que o seu contará com actualização variável dos 1Hz aos 120Hz.

Os ecrãs de 120Hz escondem mais segredos do que se poderia imaginar. Para efeitos de poupar energia, ponto crucial num smartphone, os smartphones ecrãs de refresh rate elevado não funcionam à frequência máxima de forma contínua, tentando reduzir para frequências mais baixas - e menos gastadoras - sempre que possível. O ano passado a Samsung anunciou que o seu Note 20 Ultra era o primeiro a ter um ecrã com refresh rate "verdadeiramente variável", mas que na prática se limitava a seleccionar automaticamente entre refresh rates de 10Hz, 20Hz, 60Hz e 120Hz; mas este ano, o OnePlus 9 poderá mesmo ter aquilo que se esperava de um ecrã verdadeiramente variável, prometendo variar o refresh rate de forma contínua do 1Hz aos 120Hz.


Com este sistema, o smartphone poderá ajustar a frequência à medida do que for necessário actualizar no ecrã, podendo poupar energia actualizando apenas uma vez por segundo quando se está num ecrã estático, mas acelerando até aos 120Hz no caso de ser necessário.

A acompanhar o refresh rate de 120Hz teremos também uma frequência superior de detecção do touchscreen, coisa que também tem sido adoptada por vários fabricantes, e que pode ser de 240Hz ou 360Hz para reacções mais rápidas, embora nalguns casos se tenha smartphones que prometem detecção dos toques de um só dedo a uma frequência de 500Hz.


E por último, mas não menos importante, para além de se tratar de um painel AMOLED 1440p+ com 10-bit de cor, terá também a capacidade de ajustar a luminosidade com uma resolução de 8192 passos em vez dos habituais 4096, o que permitirá ajustes mais graduais e suaves em resposta às condições luminosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)