2021/03/18

iOS 14.5 beta revela actualizações de segurança separadas nos iPhones

Após mais de uma década, a Apple parece estar prestes a separar as actualizações de segurança das actualizações de sistema no iOS, com vantagens claras para iPhones e iPads.

Nos dias que correm não há uma semana que passe sem que um qualquer sistema ou app tenha direito a uma actualização para corrigir bugs ou vulnerabilidades. No entanto, no iOS, até a mínima correcção implica que a sua distribuição tenha que ser feita como actualização do sistema, algo que poderá estar prestes a mudar, muito em breve.

No iOS 14.5 beta 4, foram descobertas referências quanto ao iOS passar a receber actualizações de segurança de forma independente das actualizações de sistema. Uma alteração que permitiria agilizar as actualizações de segurança sempre que fossem necessárias, sem que estivessem dependentes do lançamento de uma actualização do sistema.

Falta apenas fazer com que a Apple também transfira algumas das apps pré-instaladas do sistema para o processo de actualizações habitual das apps, via App Store, o que também permitiria libertá-las das actualizações do sistema; o que não faz qualquer sentido quando se tem apps que potencialmente precisariam de actualizações frequentes (como o browser), e que devido a estarem presas às actualizações globaos, ou vão ficando com actualizações adiadas, ou obrigam ao penoso processo de actualização do sistema para actualizar uma simples app.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)