2021/03/30

Chrome testa painel de instalação de web apps (PWA)

O Chrome para Android vai passar a exibir um painel mais informativo para a instalação de web apps (PWA), começando pelo Twitter.

Há muito que a Google tem investido em aproximar as web apps das apps normais, e a mais recente alteração passa por aproximar essa experiência logo desde o momento da instalação. Em vez de limitar a instalação de uma web app a algo que seja adicionar um site à página principal, passaremos a ter a possibilidade de ver surgir um painel com informação mais detalhada sobre a web app, com imagens e texto, ao estilo do que vemos na Play Store / App Store.

A ideia é positiva, desde que não se torne incomodativa ao ponto de, daqui por uns tempos, ter que obrigar a uma nova opção no Chrome para fazer desaparecer estes painéis. Já chegou a praga de, em tempos, qualquer visita a um site ser acompanhada pela sugestão da app nativa nas app stores - e nem vamos falar no ritual de aceitação dos cookies, que diariamente deve causar biliões de toques em popups que seriam completamente evitáveis.

Veremos que tal correm as coisas com esta indicação mais visual das webapps, e se isso irá ter algum impacto a nível de fazer com que algumas pessoas abdiquem de usar apps nativas e se fiquem pela versão PWA.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)