2021/03/20

Cubo equilibrista desafia a gravidade

Indispensável para todos os que apreciarem terem objectos "impossíveis" em casa, temos um cubo que é capaz de se equilibrar sobre um dos seus vértices (ou arestas).

Um cubo que se consegue manter equilibrado sobre um vértice parece ser algo que desafia as leis da física, mas neste caso trata-se apenas de um exemplo prático do uso das massas rotativas, que também são usadas nos satélites para permitir ajustar a sua orientação e rotação . Recorrendo a três rodas que giram em três eixos, cuidadosamente controladas por um ESP32 auxiliado poor um chip com giroscópio e acelerómetro, o sistema consegue manter um hipnotizante equilíbrio dinâmico, que até consegue resistir a algumas leves interferências - como empurrar suavemente o cubo.

E para além de se conseguir manter equilibrado sobre um vértice, também o consegue fazer sobre uma aresta, sendo neste caso algo ainda mais simples e necessitando de usar apenas uma das rodas de reacção para manter o equilíbrio. Para maior efeito, recomendaria começar primeiro por essa demonstração, e quando as pessoas começassem a imaginar que o ideal era conseguir fazer o mesmo com um vértice, mostrar que também pode fazer isso. :)


Infelizmente por agora o seu criador ainda não disponibilizou nenhum tutorial no Instructables com informações detalhadas sobre como replicar este projecto, mas disponibiliza uma série de vídeos onde se pode acompanhar como o projecto foi evoluindo, e que pode servir como inspiração para quem quiser aventurar-se neste tipo de engenhocas.

3 comentários:

  1. Isto faz-me lembrar o Lit Motors C1 - uma "moto" eléctrica que se equilibra sozinha. O prototipo já foi anunciada há uns 10 anos e nunca mais chegou ser produzida.
    Não sei se é demasiado difícil de implementar para um veiculo maior com forças maiores ou se existem outros interesses que não venha para o marcado, mas em termos de aerodinamica e eficiencia penso que teria uma grande vantagem...
    https://www.youtube.com/watch?v=zb51CvptTt4
    E a pag oficial tb não adianta muito, parece que existe só por existir:
    https://www.litmotors.com/

    ResponderEliminar
  2. Yamaha Motoroid Concept:

    https://www.youtube.com/watch?v=sFMAOdg9xMs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, na altura vi a noticia mas pensei que fosse apenas uma moto que virava o guiador para manter o equilibro, mas esta deve usar uma técnica identica dos giroscópios, mas numa moto "normal" só me parece ter utilidade para quando se para não ter que meter os pés no chão, pois na Lit Motors o facto de estar tudo dentro de um habitáculo apenas com 2 rodas em linha deve conseguir um atrito no ar muito reduzido e penso que se adapta melhor a um veiculo com "piloto automatico"

      Eliminar