2021/03/20

Google Play Store prepara instalação optimizada de apps

A Google está a preparar a instalação optimizada das apps Android da Play Store, dando prioridade a partes da app que sejam utilizadas com mais frequência.

Nos últimos anos a Google tem trabalho no sentido de partir as apps Android em blocos modulares, que permitam maior versatilidade na forma como são geridas, e permitindo que no caso de jogos de grandes dimensões se possa ter apenas o nível actual que se está a jogar, sem necessidade de ter espaço livre para tudo de uma só vez. E em breve, essa funcionalidade será expandida para acelerar o acesso às apps, tendo em conta as funcionalidades que são usadas mais frequentemente em primeiro lugar.

Com a nova técnica de optimização da instalação de apps, a Google vai analisar que partes de uma app os utilizadores mais utilizam após a instalarem, e utilizará essa informação para dar prioridade a essa parte da app durante o processo de instalação; com o objectivo de os utilizadores que a instalarem no futuro poderem ter acesso mais rápido a essa parte, enquanto o resto da app continua a ser descarregada. É uma funcionalidade idêntica à que já é utilizada nos jogos das consolas, que para evitar o desespero de esperar por um download com dezenas de gigabytes, por vezes apresentam um indicador que informa que o jogo poderá ser começado a jogar assim que chegar a certo ponto, sem se ter que esperar pelo download total.

Claro que o ideal seria que os developers não se deixassem levar pela preguiça e maus hábitos (especialmente tendo em conta que até já temos smartphones com 18GB de RAM!) e terem os devidos cuidados para optimizarem as suas apps para que ocupem o menor espaço possível e corram da forma mais eficiente. Mas, como tem ficado demonstrado, isso não parece ser uma das suas prioridade: ainda recentemente tivemos o mau exemplo da Rockstar, que devido a má programação fez desperdiçar tempo de carregamento do GTA Online a milhões de jogadores durante anos - e que só foi detectado e corrigido por um fã se ter fartado daquilo e ter investigado o que se passava. Bem que podemos assumir que isto não será caso único, e na prática será mais a "regra" do que a "excepção".


Actualização:chegou à Play Store.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)