2021/03/12

Dashlane melhora mudança e preenchimento de passwords

A utilização de um gestor de passwords vai-se tornando cada vez mais indispensável, e o Dashlane fez algumas alterações para facilitar a vida aos utilizadores.

Há muito que o Dashlane tem promovido a utilização de uma API standard de acesso às passwords nos vários serviços, e isso é posto em acção com o novo método de troca de password com um só clique que passa a estar disponível na versão beta da sua app. Os gestores de passwords há muito que têm capacidade para nos alertar para passwords fracas, e mais recentemente também nos alertam quando alguma das passwords for comprometida e surgir algures nas bases de dados na web. Quando isso acontece, temos a chatice de ter que dar um salto ao site respectivo e seguir o processo para a mudança de password, que pode variar imensamente de um site para o outro.
Com este sistema, a troca de password pode ser feita com um toque ou clique, sem sequer se ter que visitar o site directamente - e com o processo a ser feito directamente a partir do equipamento do utilizador, para que o site ou serviço em questão não fique desconfiado por ser algo que esteja a ser feito de um qualquer servidor desconhecido (da Dashlane) - como acontecia com o método antigo.


O mecanismo de auto-preenchimento das passwords também foi revisto, agora contando com um sistema de machine learning que promete ser mais eficiente a reconhecer os campos nas páginas web e a preencher os dados correctos em cada um deles. Por agora ambas as funcionalidades estão disponíveis tanto para as contas pagas como para as contas gratuitas (que têm um limite de 50 passwords), mas ainda não foi decidido se a troca de passwords num só clique se manterá disponível na versão gratuita quando deixar de estar em fase beta.

5 comentários:

  1. Vá, toca a alimentar os dicionários...

    ResponderEliminar
  2. Com Bitwarden em modo self-hosted não há razão para usar qqr outra solução cloud

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No site da bitwarden não vejo essa modalidade... Podes explicar melhor PF?

      Eliminar
  3. Podes descarregar o Bitwarden e correr como um container no teu pc de casa (daí o self-hosted). Se tiverem site em casa exposto para o mundo, passa a ser o teu cloud password manager "pessoal".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ele se referia à funcionalidade de trocar password num clique.

      Eliminar