2021/03/21

Emulador retro Pi Zero em cassete áudio

Este projecto coloca um diminuto Pi Zero dentro de uma cassete áudio, tornando-o no companheiro ideal para emuladores de jogos clássicos.

Há toda uma geração para quem os jogos são sinónimo dos minutos passados à esperta que os jogos fossem carregados a partir de cassetes, e é precisamente essa nostalgia que é relembrada com este projecto de um Raspberry Pi enfiado dentro de uma cassete.

Como se poderá imaginar, o escolhido é um Raspberry Pi Zero, que teve que levar uns ligeiros ajustes como a remoção da ficha USB, mas que ainda assim consegue ser acompanhado por um pequeno hub USB para multiplicar as portas; e obviamente não faltando uma saída de vídeo composto.
O resultado final é uma "cassete" que podemos ligar a um televisor, e com o qual podemos jogar todos os milhares de jogos clássicos disponíveis através do universo de emuladores que mantêm viva a memória dos tempos áureos dos microcomputadores e das máquinas arcade. Sendo que, mesmo neste formato ultra-compacto, estamos a falar de uma máquina com características que seriam impensáveis nos tempos do ZX Spectrum, com 512MB RAM em vez de 48KB, e um CPU a funcionar a 1GHz em vez de 3.5MHz, e por uma fracção do preço.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)