2021/03/29

ESA explora bola robótica para explorar cavernas na Lua

A ESA está a explorar um conceito curioso para explorar as cavernas lunares: um robot esférico que poderá rolar pelos locais e captar imagens panorâmicas a 360º.

O DAEDALUS (Descent And Exploration in Deep Autonomy of Lunar Underground Structures) é uma das propostas mais originais para a exploração robótica espacial, adoptando o formato de uma esfera com quase 50 cm de diâmetro e podendo ser baixado por um rover para dentro das crateras de interesse na Lua, separando-se de seguida para se aventurar por conta própria na exploração de cavernas que poderão tornar-se em locais preferenciais para a futura instalação de bases lunares.


Se já estão a imaginar que uma esfera não teria muita capacidade para superar obstáculos no terreno devido à falta de tracção, isso não ficou esquecido, com esta esfera robótica a poder recorrer a braços extensíveis que lhe permitiriam superar pequenos obstáculos no seu caminho, ou adoptar uma configuração fixa no solo para fazer o mapeamento da área circundante usando as suas câmaras e LIDAR. Por outro lado, penso que seria arriscado que a traiçoeira poeira lunar, que dizem ser capaz de se agarrar a tudo, pudesse começar a envolver a esfera, impedindo a visibilidade das câmaras e lasers.

De qualquer forma, é apenas uma das várias propostas que a ESA está a considerar para a missão de exploração das cavernas lunares, e ainda não há informação sobre qual será o projecto vencedor para essa função.

1 comentário: